ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Com avanço da dengue, agentes de saúde pedem maior conscientização da população

Flávia Lima | 08/05/2015 08:46
Agentes realizam mutirões em bairros da Capital. (Foto:Divulgação)
Agentes realizam mutirões em bairros da Capital. (Foto:Divulgação)

Os altos índices de casos de dengue e chikungunya na Capital levaram os profissionais do controle de vetores da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) a intensificar as ações, mas também ressaltando a necessidade de um maior envolvimento da população no sentido de manter os quintais e terrenos limpos.
Em decorrência das chuvas previstas para esta estação, o alerta é maior, já que o mosquito transmissor das duas doenças se reproduz facilmente em ambientes com água parada e sem limpeza adequada.

De acordo com o chefe da Coordenadoria de Controle de Vetores (CCV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Alcides Ferreira, a mobilização é necessária porque 80% dos focos são encontrados nas residências. “Temos um índice alarmante, por isso pedimos a colaboração de toda a população para o combate ao mosquito”, explica.

Os agentes de saúde continuam com as visitas domiciliares, além das limpezas nos quarteirões onde foram encontrados focos. “É um trabalho ininterrupto, mas ainda assim, é a conscientização do morador que faz a diferença no combate à doença, desde a limpeza das próprias residências a não destinação de lixo em terrenos baldios”, explica Alcides.

As ações consistem no recolhimento de lixo e entulhos domiciliares que podem ser criadouros dos insetos e conta com 60 agentes de saúde, duas máquinas retroescavadeiras e dez caminhões caçamba. Cada domicílio recebe visita de um agente de saúde que, além de vistoriar o ambiente em busca de focos do mosquito, alerta o morador para métodos de limpeza e também para indicação dos materiais que podem ser descartados.

Já foram identificados quatro tipos de dengue, uma vez que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Em Campo Grande circulam, atualmente, apenas os tipos 1, 2 e 4. Cada pessoa pode contrair um tipo da doença.

Quanto a febre chikungunya, os mais vulneráveis são s idosos e recém-nascidos, já que no caso dos bebês, a taxa de letalidade pode chegar a 50%.

Nos siga no Google Notícias