ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Com chuva, atendimento no INSS no 1º dia após greve é tranquilo

Luana Rodrigues | 30/09/2015 12:05
Usuários aguardam atendimento. (Foto: Marcos Ermínio)
Usuários aguardam atendimento. (Foto: Marcos Ermínio)
Adília Souza Osório de 60 anos, foi uma das primeiras a chegar na agência(Foto: Marcos Ermínio)
Adília Souza Osório de 60 anos, foi uma das primeiras a chegar na agência(Foto: Marcos Ermínio)
Esta é terceira vez que Deonila Burgos vem a agência. (Foto: Marcos Ermínio)
Esta é terceira vez que Deonila Burgos vem a agência. (Foto: Marcos Ermínio)
Apesar de contente com o fim da greve, Thiago Pinheiro pode ter atendimento prejudicado pois precisará passar por perícia.(Foto: Marcos Ermínio)
Apesar de contente com o fim da greve, Thiago Pinheiro pode ter atendimento prejudicado pois precisará passar por perícia.(Foto: Marcos Ermínio)

O tempo fechado e a chuva parecem ter ajudado quem foi até a agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) na manhã desta quarta-feira(30), na rua 26 de agosto, em Campo Grande. Com o fim da greve do setor administrativo, que durou 80 dias em Mato Grosso do Sul, muita gente achou que agência estaria lotada, mas o atendimento está tranquilo e sem grandes filas.

A dona de casa Adília Souza Osório de 60 anos, foi uma das primeiras a chegar. O fim da paralisação foi um alívio porque ela está sem receber desde abril deste ano. Como mora em uma fazenda distante, não procurou atendimento imediatamento, em julho a greve começou, e até agora está com o benefício suspenso. "No começo disseram que recolheram porque eu não estava ocupando o dinheiro, quase R$ 6 mil, mas preciso receber", conta.

Deonila Burgos de 72 anos chegou ansiosa. Há dois meses havia procurado a agência para fazer a mudança do local de recebimento do benefício, um procedimento simples, mas que também estava paralisado. "Estava difícil para mim e eu queria mudar, já vim duas vezes, já ia ser a terceira a toa. Ainda bem que negociaram e a greve acabou", considera.

De acordo com Anita Borba, representante do Comando de Greve, mais de 100 mil pessoas deixaram de dar entrada em serviços como aposentadoria por idade, trabalho rural e tempo de contribuição, por exemplo, nesse período de 80 dias. "Por dia são atendidas de 700 a mil pessoas aqui na agência, com o fim da greve isso deve dobrar. Vamos fazer um esforço muito grande para colocar o serviço em dia, dando prioridades, porque entendemos que o segurado não pode ser prejudicado", disse.

A principal reivindicação da categoria foi atendida, que era a fixação da gratificação no salário, fazendo com que os servidores se aposentem com, praticamente, o salário integral. “Vai ser fixado em três anos, sendo acrescentados 20% a cada ano, até chegar a 100%”, explicou. Sobre os atendimentos reagendados, sendo 8.628 mil, Anita acredita que serão normalizados em até três meses.

Quem ficou contente mesmo com o fim da greve foi o auxiliar de mecânica Thiago Pinheiro, 27 anos. Uma fratura na mão por conta de uma batida ocorrida há um mês está o impedindo de trabalhar. O primeiro atendimento dele no INSS estava marcada para hoje e mesmo achando que os funcionários estavam em greve compareceu a agência. "Nossa! Sério? Deus é maravilhoso, orei muito por isso porque preciso receber o benefício", contou.

O único problema no caso de Thiago, é que a greve acabou somente no setor administrativo, os peritos continuam a paralisação por tempo indeterminado em todo Mato Grosso do Sul e isso pode prejudicar o processo dele. Os atendimentos dos benefícios para portadores de deficiência e auxílio doença continuam parados.

Apenas 30% dos peritos continuam trabalhando normalmente, porém a agilidade do trabalho é menor. George Martins, delegado das Associação de Peritos de Mato Grosso do Sul, declarou que ainda não tiveram resposta do Governo sobre as reivindicações, que seriam a correção do salário, incluindo a atualização monetária. “Estou ansioso para que se inicie as negociações”.

Nos siga no Google Notícias