ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com coleta suspensa há uma semana, morador já cogita saídas alternativas

Ricardo Campos Jr. e Thiago de Souza | 17/10/2015 10:56
Lixo está acumulado em frente das casas em Campo Grande (Foto: Gerson Walber)
Lixo está acumulado em frente das casas em Campo Grande (Foto: Gerson Walber)
Moradores se incomodam com suspensão da coleta (Foto: Gerson Walber)
Moradores se incomodam com suspensão da coleta (Foto: Gerson Walber)

Com apenas parte das equipes da Solurb em atividade, a coleta de lixo em alguns bairros de Campo Grande está parada há uma semana, conforme os moradores. Na última quarta-feira, a concessionária afirmou que mantinha apenas 25% das operações em razão do atraso do município no pagamento pelo serviço. Enquanto a empresa e o poder público não se entendem, algumas pessoas já cogitam pagar carroceiros para se ver livre dos rejeitos.

Na rua Eudes Costa, no Jardim Botafogo, a quantidade de lixo doméstico na calçada é grande. O funcionário público Marcelo Ortiz, 49 anos, afirma que o cheiro por enquanto não está tão forte, mas ele afirma ter jogado restos de peixes e frutos do mar que logo vão começar a feder.

“A solução é a prefeitura intervir e pronto. Isso nunca aconteceu. Moro na cidade há 30 anos e nunca vi a coleta de lixo parar. Estou bastante revoltado”, exclama.

Em outros locais, os problemas começaram durante a semana. Na rua Assaré, no Jardim Anápolis, a coleta não está passando desde terça-feira. “Por enquanto, não está forte o cheiro, mas já já vai começar”, diz a dona de casa Marilene Mendes, 47 anos.

No Jardim Aero Rancho, a dona de casa Rosa Maria Ferreira está preocupada com a montanha de lixo em frente de casa, já que vai realizar o chá de bebê da filha e não quer que os convidados se deparem com os rejeitos.

“É um descaso muito grande e não tem como ficar assim”, afirma. Ela diz que tem um carroceiro na região que cobra R$ 3 a cada cinco sacolas para levá-las ao aterro sanitário. “Não tenho como receber visita com lixo na porta”.

O Campo Grande News esteve na sede da Solurb neste sábado. Grande quantidade de caminhões estava parada. Havia vários tíquetes de máquinas de ponto com a data de hoje jogados no chão. Dois funcionários da empresa encontrados pela reportagem na rua contaram que chegaram ao local para cumprir a jornada, mas foram dispensados.

Eles também relatam que alguns caminhões saíram para fazer a coleta hoje porque os colegas conseguiram retirar o combustível de alguns veículos, que seria insuficiente para fazê-los rodar pela cidade, para encher o tanque dos demais. Como o problema da concessionária gira em torno de insumos, trabalhos de varrição e conservação estão sendo realizados normalmente.

O jornal tentou contato com a assessoria de imprensa e com o advogado da empresa, mas ninguém atendeu as ligações.

Nesta semana, Solurb disse que apenas 25% dos trabalhos estavam sendo realizados (Foto: Gerson  Walber)
Nesta semana, Solurb disse que apenas 25% dos trabalhos estavam sendo realizados (Foto: Gerson Walber)
Nos siga no Google Notícias