ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Com exercícios e exames, Sesau abre campanha pela atenção à saúde do homem

Paula Maciulevicius | 04/07/2012 09:59

Ação é para orientar os homens a procurar por cuidados médicos; Sesau oferece teste de glicemia e HIV, aferição de pressão e vacina

Alongamento e exercícios. Assim que a manhã começou para 700 trabalhadores da Secretaria de Obras. (Foto: Simão Nogueira)
Alongamento e exercícios. Assim que a manhã começou para 700 trabalhadores da Secretaria de Obras. (Foto: Simão Nogueira)

A manhã na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação começou animada, regada a exercícios e orientações. A atenção toda era dada a eles, os homens ganharam destaque e também um puxão de orelha na abertura da campanha de Mobilização para Atenção Integral à Saúde do Homem.

“Só não faz quem não quer”, dizia o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), em relação aos exames e cuidados oferecidos nas unidades de saúde da Capital.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) abriu nesta quarta-feira uma série de ações para orientar a população masculina a procurar por cuidados médicos. Na Secretaria a expectativa era atender 700 pessoas dando orientações nutricionais, fazendo teste de glicemia, HIV, aferindo pressão arterial e colocando a vacinação em dia.

“Hoje é essa a preocupação da prefeitura. Estamos em parceria com o Ministério da Saúde para levar orientação para que o homem se cuide e se previna. Eles vão sair daqui com kit informativo e tem atendimento em todas as unidades de saúde e em pontos da cidade ao longo da semana”, ressaltou Trad.

O lavrador Paulo saiu contente, a pressão e a glicemia deram dentro do normal. (Foto: Simão Nogueira)
O lavrador Paulo saiu contente, a pressão e a glicemia deram dentro do normal. (Foto: Simão Nogueira)

A secretária adjunta de Saúde da Capital, Ana Lúcia Lírio explica que a preocupação estabelecida é pelo fato das mulheres representarem um grupo muito maior do que dos homens. “A expectativa de vida está em 70 anos, todo mundo sabe que elas se cuidam mais e isso mostra que homens têm esse descuido”, comenta.

Segundo a Sesau, em 2011 foram 201 mortes masculinas por problemas cardiorespiratórios e 143 por câncer.

“Eles dão sempre prioridade à família e se descuidam. Quando descobrem o câncer, por exemplo, já está em estado avançado”, ressalta.

O lavrador Orivaldo de Alencar, 62 anos, estava na fila esperando por atendimento. Sincero, admitiu que se cuida um pouco, bem pouco. “Ah tem uns oito meses que eu quase morri no posto e olha que eu não sou de deitar em posto, mas a pressão estava muito alta. Agora vou ver como está, tenho que me cuidar. É bom prevenir antes que complique mais, não é?” questiona o senhor com propriedade de quem quer passar lição.

Paulo Ademir da Silva Nunes, 41 anos, saiu feliz e faceiro do atendimento. Já tinha passado pela aferição da pressão e havia acabado de fazer o teste de glicemia. “Deu 11 por 6 a pressão e 99 a glicemia. Eu sempre faço exames porque tenho problema de pulmão, estou sempre me cuidando, é importante não é?”, disse.

As ações serão realizadas até sexta-feira (6). Entre as ações previstas está a distribuição de um kit, composto por mochila, camiseta, cartilha e folders educativos.

Ainda nesta quarta-feira, a partir das 13h30, na Escola de Governo (Egov), acontece uma mesa redonda para os servidores municipais com o tema “Quando o assunto é para homem”. Já na sexta-feira, estão previstas atividades educativas e integrativas para os funcionários da Sesau.

Nos siga no Google Notícias