ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com foco na redução de acidentes, Maio Amarelo terá abordagens educativas

Flávia Lima | 30/04/2015 09:35
Proposta do Maio Amarelo é reduzir acidentes de trânsito nas grandes cidades. (Foto:Arquivo/Alcides Neto)
Proposta do Maio Amarelo é reduzir acidentes de trânsito nas grandes cidades. (Foto:Arquivo/Alcides Neto)

Com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, será realizado em todo o mundo, na proxima semana, o Movimento Maio Amarelo. Através de ações coordenadas entre o Poder Público e a sociedade civil, a iniciativa discute o tema segurança viária, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Em Campo Grande, a abertura oficial acontece na próxima segunda-feira (4), a partir das 8h30, na Avenida Afonso Pena, com a Rua 25 de Dezembro. A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) assim como as demais instituições que compõem o GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito) estão à frente do movimento na Capital e organizam uma série de atividades e blitz educativas, com a intenção de alertar sobre a redução de acidentes.

Por ser uma ação internacional e, para participar desta ação, a Agetran assinou, nesta semana, a Carta de Apoio ao Movimento. No documento, o órgão mantém o comprometimento de divulgar à população e aos servidores municipais as propostas da ação. A intenção é discutir com motoristas e a população, a importância de uma conduta responsável e prudente no trânsito, seja tanto na condição de condutor, como passageiro, ciclista ou pedestre.

Para cumprir o objetivo, serão realizadas ações pontuais com abordagens educativas, conscientização de pedestres e motoristas, bandeiraço amarelo, blitz e divulgação de diversos materiais informativos.

Apesar de o número de acidentes de trânsito com vítimas fatais ter reduzido  41% de janeiro a abril desde ano em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do GGIT (Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito), a diretora presidente da Agetran, Beth Félix diz que é importante manter as ações de conscientização. “É necessário se engajar e propagar o conhecimento, abordando o trânsito nas mais diferentes esferas, tendo como foco a redução das estatísticas”, explicou.  

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Nos siga no Google Notícias