ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com greve de bancos, clientes podem perder sonho do carro zero e até casa

Lidiane Kober | 10/10/2013 16:03
Bancários estão em greve há três semanas e clientes somam prejuízos (Fotos: Marcos Ermínio)
Bancários estão em greve há três semanas e clientes somam prejuízos (Fotos: Marcos Ermínio)

A terceira semana de bancos fechados deve adiar o sonho do carro zero e até ameaça casa de clientes. É o caso, respectivamente, da secretária Lorena Santos, 42 anos, e da auxiliar de geriatria Ana Medina, 42.

Depois de esperar três anos, Lorena foi sorteada em consórcio, mas, para resgatar o carro zero, ela precisa pagar duas prestações atrasadas. “O boleto é do banco Itaú e, como não tenho conta lá, preciso pagar na boca do caixa, o problema é que não tem nenhum aberto”, explicou.

Para piorar a situação, a financiadora deu prazo até esta quinta-feira (10) para a cliente pagar as contas atrasadas. “Não sei mais para onde correr”, disse, angustiada, após bater em várias portas do Itaú.

Ana, por sua vez, veio de Portugal para o Brasil apenas para resolver impasse de uma casa. Com as prestações atrasadas, o caso parou na Justiça e o magistrado determinou o pagamento da dívida sob pena de perder a residência.

“Vim de Portugal apenas para vender a casa e pagar a dívida. O problema é que desde que cheguei os bancos estão em greve e minha vida está travada”, relatou. “Preciso voltar antes do dia 30 e dependo do dinheiro para resolver outras pendências no Brasil”, completou.

Ana veio de Portugal para vender casa e não consegue receber o dinheiro
Ana veio de Portugal para vender casa e não consegue receber o dinheiro

Ana, inclusive, já arrumou comprador para a casa e viabilizou toda a documentação. “Só preciso ir ao banco e pegar o dinheiro”, frisou. “Desde que cheguei, é tanto estresse que nem consegui curtir minha família”, lamentou.

Movimentação – Apesar da véspera do feriadão, a movimentação nos bancos da área central de Campo Grande estava normal no início da tarde de hoje. Nos caixas eletrônicos, as filas não eram extensas e a maioria funcionava normalmente, sem ocorrência de falta de dinheiro.

Na Caixa Econômica Federal, os depósitos continuam suspensos e o Banco do Brasil voltou a duplicar o valor do limite. O Bradesco, por sua vez, mantém sistema de “abre e fecha”. A agência da Rua Marechal Rondon, esquina com a Rua 13 de Maio, por exemplo, funcionou na segunda-feira, terça; fechou na quarta e voltou a abrir hoje. Já o Itaú e o Santander, localizados na Marechal Rondon estão de portas fechadas.

Negociações – Desde as 10h desta quinta-feira, presidentes dos sindicatos estão reunidos em São Paulo para rodada de negociações. “Por enquanto, não tem nada definido, mas existe a intenção de se chegar a um acordo”, disse, por telefone, a presidente do Sindicado dos Bancários de Campo Grande, Iaci Azamor Torres, que participa do debate.

Segundo ela, os bancos aumentaram de 7,1% para 8% a proposta de reajuste. “Mas não é isso que queremos, estamos atrás do fim das demissões e de mais contratações para melhorar as condições de trabalho e o atendimento ao público”, explicou.

A tendência é o debate entrar madrugada adentro. Se chegarem a um acordo, os bancos devem reabrir apenas na terça-feira (15). “Como amanhã (11) é feriado no Estado, a nossa Assembleia será realizada na segunda e, se a maioria decretar o fim da greve, voltamos a atuar na terça”, detalhou Iaci.

Nos siga no Google Notícias