ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Estudantes da UFMS só devem concluir semestre em março de 2013

Helton Verão | 11/09/2012 18:58

Apesar de atrasar o ano letivo, alunos também veem greve como positiva

Apenas aulas dos mestrados estão acontecendo. Os corredores seguem vazios (Foto: Pedro Peralta)
Apenas aulas dos mestrados estão acontecendo. Os corredores seguem vazios (Foto: Pedro Peralta)

Uma assembleia na próxima sexta-feira (14) deverá selar o fim da greve dos professores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que já passa de 90 dias. A proposta que varia de 25% a 43% de reajuste, além de algumas alterações que irão reestruturar a carreira deverão ser aceitas.

O resultado da greve é que o segundo semestre letivo só será concluído no ano que vem. A expectativa da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS) é de que o ano letivo de prolongue até março de 2013, com pausas apenas para as festas de fim de ano.

“Foi uma das melhores negociações que aconteceu com o governo entre servidores públicos. Apenas militares conseguiram benefícios melhores que os professores”, conta o presidente da Adufms, Paulo Roberto Bastos.

Segundo o presidente, além do reajuste, a proposta diminui os níveis de cargos entre auxiliares e assistentes, também do teto padrão para os titulares. Ela havia sido feita no dia 3 de agosto, mas demorou a ser aprovada devida uma das duas entidades sindicais, não concordarem com a proposta.

Ainda aguardam em breve a regulamentação da lei que destinará 10% do PIB (Produto interno bruto) destinados a educação no Brasil.

Odilea estuda nos corredores antes mesmo o início das aulas (Foto: Pedro Peralta)
Odilea estuda nos corredores antes mesmo o início das aulas (Foto: Pedro Peralta)

Entre os acadêmicos, o discurso é de apoio aos professores, apesar de lamentar o prolongamento do ano letivo. “A paralisação foi para algo melhor para a UFMS, o atraso a recuperamos depois”, comentou a acadêmica de Psicologia, Odilea Estrela, de 20 anos.

Odilea iria ingressar no curso neste semestre, a baiana, da cidade de Itabuna, mudou-se para a Capital para fazer a graduação.

Outras acadêmicas do curso de Jornalismo, Natália Moraes e Caroline Cardoso, ambas de 18 anos, elogiaram a paralisação e que com ela se formou um ambiente para novas discussões no futuro.

“A greve é uma ferramenta que sempre vai prejudicar alguém, mas com ela garantimos que o ensino público não seja sucateado”, comenta Natália.

A reunião do sindicado com os professores, acontece na sexta-feira, às 9 horas, no auditório do laboratório do CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde) da UFMS. O reajuste deverá ser imediato, já as ações de reestruturação da carreira entrarão em vigor a partir de março de 2013.

Nos siga no Google Notícias