ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Com laboratório fechado, postos só estão fazendo exames de urgência

Marta Ferreira e Francisco Júnior | 04/05/2012 10:27
Uma fila se formou do lado de fora do posto de saúde do Coronel Antonino de pessoas que foram até o local para fazer a coleta de sangue. (Foto: Marta Ferreira)
Uma fila se formou do lado de fora do posto de saúde do Coronel Antonino de pessoas que foram até o local para fazer a coleta de sangue. (Foto: Marta Ferreira)

A aposentada Manuelina Ferreira Lopes, de 68 anos, se programou nos últimos dias para, hoje, acordar ainda mais cedo e ir para o posto de saúde fazer um exame de sangue. Antes das 6h, ela chegou ao ambulatório da unidade de saúde do bairro Coronel Antonino e não entendeu direito porque as pessoas estavam do lado de fora, formando fila. Logo, ela foi informada: o exame, marcado há 15 dias, não seria feito.

“Vou ter que voltar de novo?”, indagou ao funcionário que atendia as pessoas na fila, remarcando as datas. O dela ficou para 10 de maio. O servidor explicou: por causa do fechamento do Labcen (Laboratório Central de Campo Grande), só exames de urgência estão sendo feitos.

O laboratório está fechado desde o último sábado (28), quando funcionários passaram mal, após sentir um odor que suspeitou-se ser de algum tipo de gás. O laudo dos bombeiros identificou que, na verdade, o cheiro vinha do refluxo do esgoto. Por causa do problema, o laboratório foi fechado e a previsão é que volte a funcionar só na próxima segunda-feira.

Enquanto isso, os exames estão sendo encaminhados para o Hospital Universitário, mas apenas os casos de urgência. A reportagem do Campo Grande News esteve também no posto de saúde do Tiradentes e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida. A informação recebida é de que só casos de emergência seriam atendidos.

Casos como o de Manuelina, agendados, estão sendo remarcados e as pessoas estão indo até o local mas voltando para casa. A aposentada reclamou, principalmente, de ter que esperar na fila do lado de fora. “E porque eles não coletam e levam para o outro laboratório?”, questionou.

A assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que as pessoas com exames agendados foram informadas sobre a transferência da data por telefone e não houve prejuízo com o remanejamento. Manuelina disse não ter recebido qualquer comunicação. Na fila em que estava, havia pelo menos mais 30 pessoas, a maioria idosos.

A Sesau não soube informar a quantidade de exames desmarcados.

Nos siga no Google Notícias