ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Com lixo obstruindo rua, moradores questionam modelo de limpeza

Viviane Oliveira | 26/08/2012 14:57
Rua Clarineta bloqueada por galhos de árvores. (Fotos: Rodrigo Pazinato.
Rua Clarineta bloqueada por galhos de árvores. (Fotos: Rodrigo Pazinato.
É difícil até a passagem de pedestres.
É difícil até a passagem de pedestres.

Como se não bastasse o tempo seco e a poeira, alguns moradores do bairro Tiradentes, em Campo Grande, amontoaram tudo quanto é tipo de lixo na frente de suas casas. A maioria dos montes ocupa metade da pista geralmente estreita. Tem lugar que a via foi bloqueada por galhos de árvores atrapalhando a passagem de veículos.

A dona de casa Luzia Barrius Pereira, de 32 anos, disse que estava varrendo a frente da casa, quando foi informada por um funcionário da prefeitura sobre a limpeza urbana.

“Eles passaram a semana passada aqui e pediram para a gente colocar o lixo na frente da residência, que eles passariam na próxima segunda-feira (27) para recolher”, disse, acrescentando, que admite que alguns vizinhos exageram na limpeza e acabam atrapalhando o trânsito com tanto entulho.

Na manhã deste domingo (26) nenhum carro passava na rua Clarineta. Lá a via foi bloqueada com lixo. Galhos de árvores, restos de materiais de construção, sofás, telhas e até máquina de escrever foi encontrado no monte de entulho jogado pelos próprios moradores.

Quem não aderiu à prática se incomoda com a sujeira. É o caso da aposentada Naurelina Pereira da Silva, de 79 anos, que prefere queimar o lixo no fundo de casa. “A frente da minha casa é uma das poucas que está limpa. Eu não gosto de sujeira e acho que a prefeitura deveria repensar e adotar um novo modelo de fazer a limpeza nos bairros,” destaca.

Após podar uma árvore que estava condenada, o guarda Edilson Copes Araújo, de 42 anos, entrou na onda da vizinhança e acabou colando o lixo na rua. “Fiquei sabendo da limpeza. Um vai passando para outro, e logo todo mundo coloca o lixo que tem dentro de casa para fora”, disse sem graça, após ser flagrado pela reportagem empilhando o lixo.

Os moradores afirmam que todo ano a Prefeitura faz o mutirão passando com o caminhão recolhendo o lixo. “É a oportunidade que nós temos para fazer uma faxina tanto na casa como no quintal”, finaliza Luzia.

Ninguém responsável pela assessoria de imprensa foi encontrado para esclarecer como funcionam as regras para o mutirão de limpeza.

Na rua do Pistão, sofá velho também foi encontrado nos montes de entulho.
Na rua do Pistão, sofá velho também foi encontrado nos montes de entulho.
Restos de materiais de construção obstruem as ruas do bairro.
Restos de materiais de construção obstruem as ruas do bairro.
Nos siga no Google Notícias