ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Com mais de 14 mil na fila, Prefeitura tem capacidade para atender 2.856 exames

Viviane Oliveira e Kleber Clajus | 09/04/2014 12:10

Com mais de 14 mil pessoas na fila esperando para fazer exame de raio-x, a Prefeitura tem capacidade para atender hoje 2.856 pacientes. São 2.531 na rede própria e 325 na rede conveniada oferecida pelo Hospital do Câncer Alfredo Abrão.

Os atendimentos são realizados nas UPA's (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino e Universitário, além do CRS (Centro Regional de Saúde) do Guanandi.

De acordo com o secretário de saúde, Jamal Salém, entre abril e maio serão abertas mais 800 vagas no posto de saúde do Guanandi, através de mutirões realizados no sábado e domingo das 6h às 18h. O agendamento é realizado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

O secretário disse que o município vai ganhar reforço no mês de agosto de mais dois aparelhos através de convênio com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). “Os acadêmicos fazem estágio nos postos e em contrapartida a universidade vai doar dois equipamentos novos, que vão atender no CEM e Tiradentes”, diz.

Outros exames - No caso de exames de ultrassonografia, o município oferece 6.962 vagas por mês, mas possui 9.625 pessoas aguardamdo atendimento. O serviço hoje é oferecido no CEM, CEDIP (Centro de Doenças Infecto-parasitárias), no Centro de Atenção à Saúde da Mulheres, além das UPA's (Unidades de Pronto Atendimento) Universitário, Vila Almeida, Coronel Antonino, CRS (Centro Regional de Saúde) Coophavila II e UBS's (Unidades Básicas de Saúde) Nova Bahia, Aero Rancho e Tiradentes.

Conforme a Sesau, o único exame que não possui demanda reprimida é a mamografia. Isso porque os pacientes são atendidos através de convênio com Hospital do Câncer Alfredo Abrão e Maternidade Candido Mariano. Ambos disponibilizam 1.950 vagas por mês e o número de atendimentos deve ser ampliado, a partir de maio, com o apoio do Hospital do Câncer de Barretos.

Nos siga no Google Notícias