ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com mais de 4 mil audiências agendadas, Semana da Conciliação começa hoje

Flávia Lima | 29/06/2015 07:46
Atendimentos acontecem na sede da Associação Comercial. (Foto:Divulgação)
Atendimentos acontecem na sede da Associação Comercial. (Foto:Divulgação)

Com o objetivo de resolver conflitos e quitar débitos em atrasos, começa nesta segunda-feira (29), a 5ª Semana da Conciliação, promovida pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem e Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, em parceria com o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual.

Já estão agendadas 4,4 mil audiências, que acontecerão até sexta-feira (3), das 8 às 18 hora, na sede da Associação Comercial, localizada na Rua 15 de novembro, 390, Centro.
A resolução de dívidas corresponde ao maior número de atendimentos. As empresas que decidiram usar a conciliação para reaver débitos atrasados de clientes são a Energisa, Anita Shoes, Reci fotos, Sandra Joias, Zou Bisou e Colégio CDA.

Em 2014, o evento negociou R$ 435.871,00. "Este ano esperamos aumentar os resultados em 20% e também atender mais de 100 pessoas que virão agendar novas conciliações", explica Roberto Oshiro, presidente da Câmara Brasileira de Mediação.

Foram 296 audiências na edição passada, número 54% superior em relação à edição 2013, que realizou 192 sessões. A taxa de sucesso de 2014 foi de 83%, resultado da soma de acordos das audiências e também de negociações feitas diretamente nos estabelecimentos participantes do evento.

A conciliação é uma forma de solução rápida e econômica, já que acontece sem a interferência de advogados e oferece total segurança jurídica. "Nosso objetivo é promover a pacificação social e contribuir para reduzir o número de processos. As partes acabam mantendo o relacionamento, o que na maioria das vezes não acontece em um processo judicial", completa Oshiro.

Quem deseja participar, deve apresentar-se diretamente na secretaria da CBMAE/ACICG munido de cópias de RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC, ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa (contrato, faturas, boleto). A Câmara vai convidar o estabelecimento credor para uma audiência de tentativa de conciliação do débito. Para outros casos de conflito é preciso buscar mais informações pelo telefone 3312-5063.

O interessado também deverá contribuir com uma lata, ou pacote de leite em pó, por procedimento. O donativo que será doado a uma instituição filantrópica.

Nos siga no Google Notícias