ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Com marca de bala de borracha no corpo, torcedor diz que Cigcoe foi truculenta

Gabriel Neris | 05/07/2012 19:37

Euforia tomou conta de cerca de 10 mil torcedores que congestionaram a principal avenida da Capital, de acordo com a Polícia Militar.

Vítima de bala de borracha exibe marca no corpo (Foto: Gabriel Neris)
Vítima de bala de borracha exibe marca no corpo (Foto: Gabriel Neris)

A festa estava anunciada. Assim que terminou a partida entre Corinthians e Boca Juniors pela Taça Libertadores da América, os torcedores do clube paulista invadiram a avenida Afonso Pena, em Campo Grande, para comemorar o título inédito.

A euforia tomou conta de cerca de 10 mil torcedores que congestionaram a principal avenida da Capital, de acordo com a Polícia Militar.

Mas para conter a aglomeração de pessoas a CIGCOE (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais) foi acionada e o que era festa virou campo de batalha.

Tiros de bala de borracha e bombas de efeito moral foram utilizados para dispersar os torcedores. O estudante do curso de direito, J.G.M., de 21 anos, diz que foi atingido por bala de borracha na esquina da Afonso Pena com a rua Rio Grande do Sul, onde os torcedores se concentravam.

“Fui assistir à partida com um casal de amigos corintianos. Durante o jogo o policiamento estava dentro dos conformes. Depois do jogo, eles estavam comemorando na faixa de pedestre, quando o semáforo abria todos iam para a calçada. Depois de meia hora chegou a Cigcoe intimidando todo mundo”, relata o estudante.

Ele diz que nem viu o início da confusão, estaria na calçada conversando com amigos. “Houve um barulho de bomba, um policial olhou para mim e atirou”, acusa.

Segundo o estudante, a indignação maior era com a presença de mulheres e pessoas de idade no local. “Lá tinha mulheres grávidas, com bebês no colo, idosos. Não vi se atiraram garrafa, gelo nos policiais”, complementa, dizendo que nem torce para o Corinthians.

Revoltado com a situação, o estudante postou uma fotografia com o ferimento na rede social Facebook. Outra pessoa que reprovou a situação foi o corintiano Peterson Cristaldo, de 31 anos. Em sua página no Facebook, o torcedor demonstrou sua raiva. “Vou falar na boa, os caras vem dar tiro de borracha na minha perna. É ‘nóis’ bando de loucos”, escreveu.

Comandante defende ação - O Major da Polícia Militar e comandante da Cigcoe, Marcos Paulo Gimenez, afirmou que a ação foi necessária para conter os torcedores. “Foi legítimo, proporcional e necessário. Os policiais foram acionados por causa da bagunça. Ali é uma área residencial”, rebateu.

“Quando a polícia chegou ao local, foram arremessadas garrafas, latas e pedras. Tivemos que usar a força necessária”, explicou.

Segundo o major, a festa não era pra acontecer naquele ponto da cidade, já que a prefeitura de Campo Grande havia reservado a Praça do Rádio Clube para que os torcedores assistissem à partida e comemorassem no mesmo local. O trecho da rua Padre João Crippa, entre a Afonso Pena e a Barão do Rio Branco, estava interditado.

De acordo com o major, três pessoas foram detidas por desobediência, resistência e desacato. As três pessoas foram encaminhadas para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento) do Centro.

Nos siga no Google Notícias