ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Com média de 25 estupros por mês, nova lei não muda cenário da violência

Aliny Mary Dias | 03/08/2013 09:01

Publicada ontem (2) no Diário Oficial da União (DOU), a nova lei federal que fornece a pílula do dia seguinte e assegura atendimento imediato a mulheres vítimas de estupro não deve mudar a realidade dos casos de violência em Mato Grosso do Sul.

Segundo a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Capital, Rozely Molina, a nova determinação é a mesma que já vem sendo adotada atualmente. “Aqui em Mato Grosso do Sul nós damos um atendimento imediato que é feito de maneira global. Todos os setores estão voltados para esse enfrentamento”, afirma a delegada.

Molina diz que a pílula do dia seguinte, ponto de maior polêmica da lei, é fornecida para as vítimas de estupro na cidade. “Não podemos negar que é um avanço significativo, mas já temos um trabalho totalmente voltado para a proteção da mulher”.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul e presidente da Comissão Municipal da Mulher, Mara de Azambuja Salles, a lei reforça os trabalhos que já vêm sendo feitos para combater os crimes de estupro.

“Já era sem tempo que a essa lei fosse sancionada. Na minha opinião, o mais importante é o atendimento médico para essas mulheres e depois a defesa dos direitos e isso já vem sendo feito em Campo Grande”, diz.

A campanha nacional para funcionamento 24 horas das delegacias da mulher é outra ação que pode ajudar na apuração dos casos. “Com o funcionamento integral, as mulheres terão um atendimento digno. Estamos batalhando para que isso aconteça e acreditamos que basta vontade política”, completa a advogada.

Do início do ano até agora, 177 mulheres foram estupradas em Campo Grande. Segundo os dados da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), a média é de 25 casos por mês.

O mês com mais casos registrados foi janeiro, quando 38 mulheres foram vítimas. Julho foi o mês com menos incidência do crime, 12 campo-grandenses foram vítimas do estupro. Em todo o Estado, 634 mulheres foram estupradas nos primeiros sete meses de 2013.

Em comparação com os sete primeiros meses de 2012, houve diminuição de três casos. Durante todo o ano passado, 338 mulheres procuraram à polícia após ter sido estupradas.

Nos siga no Google Notícias