ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Com nova lei, bombeiros fecham Casa do Samba e notificam Praia Clube

Aliny Mary Dias e Helton Verão | 21/10/2013 16:29
Casa do Samba já providenciou as alterações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, mas desrespeitou a interdição, abrindo para o funcionamento no último sábado (Foto: Cleber Gellio)
Casa do Samba já providenciou as alterações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros, mas desrespeitou a interdição, abrindo para o funcionamento no último sábado (Foto: Cleber Gellio)

Aprovada em abril deste ano no Estado, a nova lei, que estabelece os critérios para o funcionamento de casas noturnas, fez com que o Corpo de Bombeiros interditasse uma casa de shows de Campo Grande no início deste mês. Segundo a corporação, as ações de fiscalização foram intensificadas com base no novo código e outros estabelecimentos já foram notificados.

O estabelecimento fechado pelos militares é a Casa do Samba, localizada na Avenida Bandeirantes, 1.177, na Vila Bandeirantes. O local foi interditado no dia 4 de outubro.

O chefe da seção de serviços técnicos do Corpo de Bombeiros, major Marcos Carneiro, explica que houve problemas com relação à instalação de uma porta direcionada para a saída de emergência do estabelecimento.

“Eles têm um projeto aprovado de segurança contra incêndio e pânico, mas a porta de emergência e as barras anti pânico não foram instaladas. Sendo assim, nós interditamos o espaço e ele será reaberto assim que os itens forem instalados e uma nova vistoria realizada”, explica o major.

De acordo com o major, desde que a Lei Estadual nº 4.335 do dia 10 de abril de 2013 foi aprovada, os trabalhos aumentaram e o bombeiro ganhou novas atribuições. “Antes nós fazíamos as vistorias, podíamos interditar, mas arbitrar multa era responsabilidade do Ministério Público. Com a nova lei, nós podemos fazer esse trabalho e os processos ficam mais ágeis”, explica.

Além da Casa do Samba, outro estabelecimento bastante conhecido em Campo Grande corre o risco de fechar, o Balneário Praia Clube, na saída para São Paulo, tem até o dia 9 de novembro para apresentar um novo projeto aos bombeiros.

O major explica que o último projeto apresentado pelo clube é de 1994 e modificações foram feitas no espaço. “Nós notificamos no dia 9 de outubro e eles têm 30 dias para se adequar. Nós só não interditamos porque eles apresentaram dois guarda vidas com curso de primeiros socorros”, explica Carneiro.

Tragédia – A nova lei aprovada em Mato Grosso do Sul e em outros Estados do país foi motivada depois do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria no Rio Grande do Sul, que matou 242 pessoas, a maioria jovens, e feriu outras 116.

O chefe da seção de serviços técnicos explica que com a intensificação das ações, a maioria dos locais de diversão se adequou às novas exigências. “São poucos que não se regularizaram, alguns fecharam e outros estão com pendências”, explica.

Não há um levantamento de quantas casas noturnas foram notificadas em Campo Grande, mas a maioria das irregularidades diz respeito às saídas de emergência, sinalizações, e falta de extintores de incêndio dentro do prazo de validade.

Outro lado - O proprietário da Casa do Samba, o empresário Diego Nascimento, 29 anos, diz já ter providenciado as alterações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros. “Na mesma semana que recebemos a visita deles já providenciamos as alterações. Agora só estamos esperando o retorno dos Bombeiros para podermos reabrir a casa”, respondeu Nascimento.

Anúncio da festa no último sábado (19) na fanpage da Casa (Foto: Reprodução / Facebook)
Anúncio da festa no último sábado (19) na fanpage da Casa (Foto: Reprodução / Facebook)

De acordo com o empresário a casa abre aos sábados das 16h às 22h.

Apesar de alegar que a casa não está funcionando, vizinhos e a fanpage da Casa do Samba no Facebook revelam que a interdição não foi respeitada. “Ela abriu sábado. Vi que eles fizeram alterações na porta. Mas não tenho nada contra o funcionamento da casa”, respondeu o farmacêutico Marcos Roberto Porto, de 27 anos.

Ao lado da Casa de Samba, está localizado um escritório de contabilidade, os funcionários reclamam do cheiro forte de urina que fica após os eventos. “Até fezes já encontramos ao lado do muro que divide os estabelecimentos”, contou um dos funcionários do escritório.

No Facebook, no último sábado (19) consta o anúncio de um evento para este mesmo dia. Começando a partir das 15 horas.

Praia Clube – O Campo Grande News entrou em contato com os responsáveis do Praia Clube, mas até o fechamento desta matéria nossas ligações não foram atendidas ou retornadas.

Nos siga no Google Notícias