ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com nova tecnologia, concessionária usa câmera para inspecionar rede de água

Vinícius Squinelo | 03/01/2014 21:32

Para garantir o bom funcionamento da rede coletora de esgoto na Capital, a Águas Guariroba investe em uma nova tecnologia capaz de detectar, em tempo real, irregularidades existentes no sistema. O equipamento, de fabricação americana, é composto por uma câmera que conectada a um computador, registra em vídeos ou fotos a parte interna da tubulação.

Dentro do encanamento, a câmera permite visualizar qualquer anormalidade, como: ligações clandestinas de esgoto na galeria pluvial, canalização indevida da água de chuva à rede de esgoto e acumulo de lixo, restos de comida ou gordura nas paredes dos tubos - o que impede a passagem do esgoto e provoca o extravasamento.

Esse tipo de vistoria ainda contribui com a preservação do meio ambiente, pois facilita a identificação de lançamentos ilegais de esgoto nos córregos. Segundo o gestor de esgotamento sanitário, Mário Marcio Gonçalves, a principal vantagem da câmera está na precisão. “Pelas imagens, veremos em tempo real como estão as tubulações e assim ter uma ideia de como a população utiliza a rede coletora. Desta forma, teremos um melhor direcionamento para nossas ações preventivas”, explica Mário Marcio.

Por dentro da rede – A câmera é inserida na rede coletora de esgoto por um cabo de cerca de 120 metros de extensão. As imagens captadas são enviadas diretamente para a tela do computador. Todas as informações coletadas são registradas, servindo de base para relatórios que apontarão não apenas os problemas, mas uma estimativa da vida útil dos tubos.

A tecnologia também foi adotada em Piracicaba (SP), pela Águas do Mirante, outra unidade de saneamento da Aegea, holding de saneamento do Grupo Equipav, controladora da Águas Guariroba.

Nos siga no Google Notícias