ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com readequações, Aeroporto Internacional terá sua capacidade aumentada em 25%

Helton Verão | 26/09/2012 17:13

Ampliação permitirá receber até 2 milhões de passageiros ao ano

Banheiros masculinos são os primeiros a serem reformados (Foto: Rodrigo Pazinato)
Banheiros masculinos são os primeiros a serem reformados (Foto: Rodrigo Pazinato)

Cerca de R$ 1,3 milhão será investido nas obras de readequação do Aeroporto Internacional de Campo Grande, iniciadas na semana passada. Com ela o fluxo poderá ser aumentado em 25%. A capacidade atual é de 1,6 milhão de passageiros por ano, a expectativa é de aumentar a 2 milhões.

A área dos banheiros e a de desembarque será readequada. Os sanitários masculinos foram os primeiros a serem modificados. “Os banheiros para cadeirantes serão recuados para dentro dos sanitários coletivos, liberando assim o local onde ficavam instalados, possibilitando um fluxo maior de pessoas”, explica o Superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) da Capital, Evandro Castilho Leite.

Para a adaptação, foram improvisados banheiros no setor onde se localizava um restaurante e outro próximo ao embarque, para onde também foi transferido o restaurante.

A expectativa de conclusão da obra dos sanitários é de 20 a 30 dias.

Área onde existia um restaurante provisoriamente se transforma em saguão e em breve se fará parte do desembarque (Foto: Rodrigo Pazinato)
Área onde existia um restaurante provisoriamente se transforma em saguão e em breve se fará parte do desembarque (Foto: Rodrigo Pazinato)

Desembarque - As obras do setor de desembarque serão mais longas e de mais ampliações. Antes com apenas uma esteira para vôos domésticos e outra exclusiva para internacionais, a reforma prevê a instalação de uma. “Uma esteira é insuficiente para a demanda de passageiros que o aeroporto recebe. A possibilidade de mais duas, irá desafogar o fluxo em horários de pico”, ressalta Castilho.

O projeto prevê uma das esteiras destinadas para o embarque e desembarque internacional, que será isolado por uma porta móvel. Em horários considerados de pico, quando pelo menos sete vôos nacionais desembarcam em menos de 1h20, essa porta é aberta e as três esteiras serão utilizadas. Assim a área de desembarque passa de 580m² para 1042m². Também serão anexados banheiros exclusivos para os passageiros que aguardam suas bagagens.

“A capacidade de passageiros ao ano é de 1,6 milhão, a previsão para este ano é de que mais de 1,5 milhão passem pelo aeroporto, não posso esperar chegar ao limite. Por isso identificamos a necessidade desta reforma”, conta o superintendente.

A previsão de entrega da obra está prevista para o dia 6 de fevereiro de 2013.

Superintendente explica os planos futuros para o aeroporto (Foto: Rodrigo Pazinato)
Superintendente explica os planos futuros para o aeroporto (Foto: Rodrigo Pazinato)

Planos futuros - Já está em processo de licitação, o aumento do estacionamento do Aeroporto Internacional de Campo Grande. Atualmente com 307 vagas, o projeto prevê mais 176 espaços, totalizando 483.

A expectativa do superintendente Evandro Castilho Leite é de que as obras no estacionamento aconteçam em 2013.

Outros planos para readaptações no aeroporto estão sendo planejadas por Castilho, como o a ampliação da área de embarque e mais para frente a operação de um “Mop” (Módulo Operacional Provisório), existentes em diversos aeroportos do País.

Esta é a primeira grande obra do Aeroporto Internacional desde 1983.

Nos siga no Google Notícias