ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com recorde de queixas, Prefeitura faz plantão do IPTU no fim de semana

Zana Zaidan | 07/02/2014 08:11
Central de atendimento do IPTU estará de plantão no sábado e no domingo (Foto: Arquivo)
Central de atendimento do IPTU estará de plantão no sábado e no domingo (Foto: Arquivo)

Com o reajuste do IPTU decretado pelo prefeito Alcides Bernal (PP) em 2014 e considerado abusivo pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Defensoria Pública do Estado, além de vários contribuintes, a Central de Atendimento destinada ao atendimento exclusivo para o imposto vai funcionar em caráter de plantão neste sábado (8) e domingo (9).

Conforme a prefeitura, a medida visa esclarecer as dúvidas sobre o tributo municipal, além de atender o contribuinte que não pagou o IPTU, cuja primeira parcela vence no dia 10. A chegada do carnê neste ano surpreendeu muitos contribuintes, já que, em alguns casos, o imposto teve reajuste de 400%. Muitos discordam do valor cobrado e alegam não ter feito reformas no imóvel ou enxergado qualquer benfeitoria nos bairros que justificassem o aumento.

No Plantão do IPTU, o contribuinte pode esclarecer dúvidas, realizar o parcelamento de débito atrasado e receber nova guia para pagar o imposto com desconto, acrescenta a prefeitura. O secretário Municipal de Receita, Disney Fernandes considera que o plantão é uma oportunidade para o contribuinte solucionar dúvidas e pagar o imposto sem tumulto. “Com essa estrutura, esperamos evitar grandes filas na segunda-feira, último dia para pagamento com desconto, e os transtornos da espera prolongada pela alta demanda”, afirma.

Formas de pagamento - Os contribuintes que pagarem à vista terão 20% de desconto e, para o pagamento parcelado, 10%. Ainda conforme o secretário de Receita, Campo Grande tem um dos maiores descontos para o IPTU entre as capitais. “Em São Paulo, são 4% de desconto, em Curitiba, 6% e no Rio de Janeiro, 7%”, explica.

Os contribuintes que participam do programa IPTU Azul também recebem desconto de 10%, caso permaneçam adimplentes por quatro anos seguidos. Todos os descontos relativos ao IPTU 2014 só serão concedidos aos contribuintes que não possuem dívidas de anos anteriores. Os contribuintes que estiverem em dia poderão participar do concurso da prefeitura “IPTU dá Prêmios” que sorteará automóveis 0km, notebooks, fornos de micro-ondas, televisores e aparelhos de ar condicionado.

O IPTU pode ser pago em qualquer agência bancária conveniada, casas lotéricas (até o limite de R$ 1.000), agências dos Correios autorizadas (até R$ 500), via Internet (somente para clientes de bancos que ofereçam o serviço) supermercados Comper ou, ainda, por débito automático em conta, somente a partir da segunda parcela.

Serviço - A Central de Atendimento do IPTU fica no Paço Municipal, na rua Arthur Jorge, 500. A prefeitura vai disponibilizar 35 guichês e cerca de 60 profissionais, no período das 8 às 16 horas do sábado (8) e domingo (9).

Nos siga no Google Notícias