ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Com rondas diárias de helicóptero, PM quer diminuir 30% de criminalidade

Patrulhamento começará em março, pois aeronave precisa passar por manutenção

Mayara Bueno | 22/02/2017 09:57
Helicóptero que será utilizado nas operações está parado no hangar do governo. (Foto: Marcos Ermínio).
Helicóptero que será utilizado nas operações está parado no hangar do governo. (Foto: Marcos Ermínio).

Com rondas diárias de helicóptero, que começarão em março, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul espera reduzir em 30% a criminalidade nos bairros de Campo Grande. A ação faz parte da reativação do GPA (Grupo de Patrulhamento Aéreo) da corporação, que não operava há pelo menos um ano.

A informação é do chefe da Coordenadoria Geral do Policiamento Aéreo, coronel Rosalino Gimenez. O helicóptero, já utilizado em outras operações, está parado no pátio do hangar do governo do Estado, a espera de manutenção preventiva.

Diferente do que já aconteceu em Mato Grosso do Sul, agora o patrulhamento será permanente. O helicóptero voará pelo menos uma hora todos os dias, atuando em conjunto com os policiais em solo, segundo o coronel.

“Vamos deixar a aeronave e tripulação disponíveis 24 horas de prontidão, acompanhando as ocorrências as ocorrências e realizando voos nos horários de pico, com incidência maior de roubo e furto”, explica.

Em 2014, a polícia fez algumas rondas com o helicóptero, mas as ações não eram diárias, pois, de acordo com o chefe da coordenadoria, não havia contrato permanente de manutenção para aeronave, o que agora tem.

Coronel Gimenez é chefe da Coordenadoria Geral do Policiamento Aéreo. (Foto: Marcos Ermínio).
Coronel Gimenez é chefe da Coordenadoria Geral do Policiamento Aéreo. (Foto: Marcos Ermínio).

Em relação ao início das atividades, a previsão para março é por conta dos ajustes no helicóptero e preparo da equipe que comandará as ações. Os policiais estarão ligados à Unidade Aérea da Polícia Militar. Na prática, a forma de acionamento da aeronave será pela própria viatura em solo ou, se o comando aéreo entender a necessidade, antes de ser chamado.

Ainda de acordo com o coronel, o governo espera reduzir em, pelo menos, 30% a criminalidade. A aposta é que o patrulhamento amplie a sensação de segurança da população e iniba a prática de delitos.

“Teremos pronta resposta por conta da rápida mobilidade que o helicóptero dá, que tem a capacidade de fazer o serviço de 15 viaturas. A aeronave tem um campo de visão que consegue suprir. Isso é estudo da segurança pública”.

Somando gastos com combustível e inspeção, a PM estima gasto de R$ 1 mil por cada hora de voo. Nos próximos dias, haverá treinamento com os policiais para delinear como será o patrulhamento.

Nos siga no Google Notícias