ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Com superprodução, quatro paróquias encenam a Paixão de Cristo

Flávia Lima | 01/04/2015 16:03
Encenação na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em 2014, reuniu perto de duas mil pessoas. (Foto:Divulgação)
Encenação na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em 2014, reuniu perto de duas mil pessoas. (Foto:Divulgação)

Das 44 paróquias de Campo Grande, quatro irão apresentar a encenação da Paixão de Cristo nesta sexta-feira (03). Ponto alto das celebrações católicas da Semana Santa, o calvário vivido por Jesus até a sua crucificação vem sendo ensaiado há mais de um mês nas paróquias, que contam com a ajuda de centenas de fiéis que trabalham para levar ao público, toda a emoção da mais importante passagem bíblica.

Na paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas, que apresenta a mais tradicional encenação da Capital, os ritos religiosos começam às 13h na comunidade São Pedro e São Paulo, localizada na rua Barreiras, s/n.

Outra grande celebração está prevista para acontecer no pátio da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, também conhecida por Paulo VI, no Bairro Santo Antônio. Pelo menos 150 fiéis, incluindo o grupo de jovens, estão envolvidos na encenação, que terá início às 19h30 e começou a ser ensaiada em janeiro.

O teatro, rico em detalhes, terá duração de 2h30. Serão lembrados trechos da via sacra de Jesus, o Monte das Oliveiras, a traição e o enforcamento de Judas, a crucificação, sepultamento e ressurreição de Cristo. Este ano a organização pede que o público leve 1 kg de alimento não perecível em prol da Associação Franciscana Angelinas, que mantém o Lar das Crianças com HIV e Aids. A igreja fica na rua Manoel Ferreira, 171, bairro Santo Antônio.

Na paróquia Santo Antônio, que fica na rua 15 de Novembro, no centro da cidade, as celebrações começam às 15 horas com a adoração à Santa Cruz. Na sequência, às 17 horas, a procissão sai para se encontrar com os fiéis da comunidade São Miguel, na Vila Sargento Amaral. A encenação da Paixão de Cristo a acontece na Orla Morena, no trecho próximo a comunidade.

No mesmo horário, na paróquia São Judas, haverá uma celebração e logo em seguida, por volta das 15h30, começa a procissão que termina com o teatro que contará com a participação de 50 pessoas. A expectativa dos organizadores é reunir um público de 1,5 pessoas na igreja, que fica na rua Fernando Augusto Corrêa da Costa, 58 – Jardim América.

Já a Paróquia Maria Mãe da Igreja faz uma celebração diferenciada. Ao invés de encenar a Paixão e Morte de Cristo, é feita uma procissão do Senhor Morto, com a narração de todas as etapas do calvário de Jesus. Essa celebração acontece na Matriz e na comunidade São Paulo, localizadas na Vila Jussara e que pertencem a paróquia.

Na paróquia Nossa Senhora da Abadia, no bairro Chácara Cachoeira, haverá uma procissão às 18 horas que passará pelas ruas do bairro.

Outras celebrações - Além da encenação da Paixão e Morte de Cristo, outras celebrações, também importantes no calendário da Semana Santa, como as missas do Lava-Pés, que ocorrem em todas as paróquias da Capital, nesta quinta-feira (2), com horários que variam entre 19 e 20 horas.

O arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, irá presidir algumas dessas celebrações. A primeira será Missa dos Santos Óleos, nesta quinta-feira, às 9 horas, na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Corguinho. Na ocasião, Dom Dimas será acompanhado por Dom Eduardo Pinheiro da Silva e por Dom Vitório Pavanello. A solenidade abrirá as comemorações do Jubileu de Diamante, dos 60 anos de Ereção Canônica da Igreja Matriz de Corguinho.

Já às 19 horas, o arcebispo preside a Missa do Lava-pés na Catedral Nossa Senhora da Abadia.

Confira abaixo a programação das celebrações da Semana Santa que serão presididas por Dom Dimas.

Quinta-feira, 2 de Abril

9h – Missa dos Santos Óleos, na Paróquia Senhor Bom Jesus, no município de Corguinho

19h – Missa do Lava-pés, na Catedral Nossa Senhora da Abadia

Sexta-feira – 3 de abril

17h – Missa na Paróquia São Leopoldo Mandic

Sábado – 4 de abril

20h – Vigília Pascal na Catedral Nossa Senhora da Abadia

Domingo – 5 de Abril

9h – Missa da Páscoa, na Paróquia Cristo Luz dos Povos

18h – Missa da Páscoa, na Catedral Nossa Senhora da Abadia

Nos siga no Google Notícias