ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com transplante suspenso, MS já "exportou" 23 órgãos a outros estados

Aliny Mary Dias e Francisco Júnior | 25/09/2014 10:36

Com 380 pacientes na fila à espera de um de rim em Mato Grosso do Sul e com o procedimento suspenso desde dezembro do ano passado, os transplantes estão marcados para serem retomados no dia 1º de novembro na Santa Casa da Capital. Com o serviço suspenso, o Estado "exportou" 23 órgãos neste ano. 

A direção do hospital anunciou a retomada dos procedimentos em pacientes vivos hoje e afirma que as equipes médicas estão com as capacitações, feitas em São Paulo, concluídas. O que falta mesmo é o término dos trâmites burocráticos para que as cirurgias voltem a ser feitas.

Os transplantes de coração, que também estão suspensos desde o fim do ano passado, ainda não tem data para serem retomados, mas o presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Wilson Teslenco, afirma que ainda esse ano os transplantes voltarão a ser feitos. Atualmente, a fila de espera por um novo coração possui 14 pessoas no Estado.

Durante todo o ano passado, foram feitos 18 transplantes de rim e coração na Santa Casa. Além da Capital, apenas Três Lagoas tem unidade hospitalar autorizada a fazer transplante. Os procedimentos são de córnea e atualmente não há fila de espera pelo órgão.

Com os procedimentos parados, as captações de órgãos feitas são enviadas para outros Estados. Durante todo esse ano, 14 rins e sete fígados e dois corações foram enviados para fora de Mato Grosso do Sul.

Outros números que chamam a atenção são aqueles que contabilizam os órgãos que deixaram de ser transplantados. De acordo com a direção da Santa Casa, de janeiro a agosto de 2014, 76 pessoas tiveram morte cerebral e poderiam ter tido os órgãos transplantados. Desse total, 22 famílias de vítimas passaram por entrevistas com as equipes de captação, mas apenas sete autorizaram a doação.

Outras 1.044 mil pessoas foram vítimas de parada cardíaca e 156 famílias passaram por entrevista. De todas elas, apenas 61 autorizaram a captação de órgãos e outras 95 recusaram o transplante.

Conscientização - Para aumentar o número de doadores, a Santa Casa começou hoje a 4ª campanha de doação de órgãos e tecidos. O objetivo é esclarecer a sociedade a respeito da importância da doação.

A presidente da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplante, Ana Paula Neves, explica que há um cadastro nacional de pacientes à espera de órgãos. “Quando o doador é daqui, veriricamos a lista e depois se não encontramos nenhum compatível, o órgão é oferecido para pacientes de fora do Estado”, todo o trâmite possui uma logística que inclui acomodação prioritária em voos comerciais.

A coordenadora estadual de transplantes, Claire Miozzo, reforça a importância de deixar bem claro para a família o desejo de ser doador. “Não adianta documento registrado em cartório, é preciso que a pessoa comunique essa vontade para a família. Se houver conflito entre os parentes, as equipes não fazem a captação”, completa.

Nos siga no Google Notícias