ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Com trégua na chuva, mutirão contra mosquito em bairros é retomado

Michel Faustino e Aline dos Santos | 16/01/2016 10:41
Agentes estão orientando moradores e fazendo inspeção nos terrenos. (Foto: Fernando Antunes)
Agentes estão orientando moradores e fazendo inspeção nos terrenos. (Foto: Fernando Antunes)
Larvas do mosquito foram encontradas em uma das residencias visitadas. (Foto: Fernando Antunes)
Larvas do mosquito foram encontradas em uma das residencias visitadas. (Foto: Fernando Antunes)

O mutirão de fiscalização e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika foi retomado nos bairros da Capital neste sábado (16). Durante a manhã, as ações ocorrem no Bairro Zé Pereira, saída pra Rochedo.

De acordo com a agente supervisora de área, Crystilaine Castro, as chuvas dos últimos dias prejudicou os trabalhos que só foram retomados diante da estabilidade do tempo.

Segundo ela, durante todo o dia, 100 agentes de saúde e endemias irão atuar no bairro fazendo o serviço de verificação, coleta de possíveis focos, notificação e orientação. A meta é de que cada agente visite ao menos 25 casas.

Os agentes estão sendo acompanhados por chaveiros para garantir o acesso as residencias desocupadas que estão fechadas. 40% dos imóveis visitados estão nesta situação.

A agente de saúde, Jusara Arantes, relata que tem orientado os moradores a tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, mesmo assim, algumas pessoas ainda acabam descuidando.

“O cenário é sempre o mesmo. A gente encontra muita garrafa pet, latinha, entre outras coisas que pode ser criadouro do mosquito. Mas, eu acredito que a população está bem mais consciente. A maioria dos quintais estão limpos”, comentou.

Durante as visitas, os agente encontraram larvas do mosquito em uma residencia na Rua Barbosa Rodrigues, onde mora uma mulher em condições precárias. A moradora não quis se manifestar a respeito da situação. Ela foi notificada e deve receber a visita da Assistência Social e da Vigilância Sanitária.

A informação da prefeitura é de que o mutirão irá continuar neste fim de semana e amanhã a ação será realizada na região do bairro Cerejeiras. Os locais onde o mutirão deve passar são considerados críticos com maior índice de infestação do mosquito.

Nos siga no Google Notícias