ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com veto de Bernal, morador perde a esperança e pede asfalto a Deus

Filipe Prado | 20/01/2014 17:35
Com falta de asfalto, moradores reclamam principalmente da situação na época das chuvas (Foto: Marcos Ermínio)
Com falta de asfalto, moradores reclamam principalmente da situação na época das chuvas (Foto: Marcos Ermínio)

Com o veto das emendas referentes à pavimentação asfáltica, moradores dos 21 bairros afetados ficam sem esperanças. Na última quinta-feira (17), o prefeito Alcides Bernal (PP) vetou 73 emendas de obras, sendo que 21 eram para a pavimentação dos bairros. Cada bairro receberia R$ 800 mil.

“Deus me livre! Nós queremos asfalto”, exigiu a aposentada Dolores Ortega Alonso, 75 anos, moradora do bairro Tijuca, ao saber sobre o veto. Ela contou que mora na região há 20 anos e fica indignada com a situação.

“Há um tempo disseram que em fevereiro de 2010 colocariam asfalto aqui. Já faz quatro fevereiros que prometeram isso e não fizeram nada”, relatou Dolores. Ela comentou que há muitos prejuízos por conta da falta de pavimentação, como sujeira e barro.

O sentimento de Alberto do Nascimento, 38, não foi diferente da aposentada. “Acho que isso está errado, poucas ruas aqui são asfaltadas”, afirmou. Ele mora no bairro há 18 anos e disse que existia uma promessa de asfalto. “Até o valor dos terrenos aumentou. Hoje está custando cerca de R$ 70 mil aqui ou até mais”, apontou.

Ele relatou que os moradores sofrem com a falta de asfalto. “A casa nunca para limpa, por conta da poeira, também tem barro quando chove, muitos buracos na rua, mato e mosquitos”, enumerou Alberto.

A sujeira, poeira e matagal também são reclamações dos moradores (Foto: Marcos Ermínio)
A sujeira, poeira e matagal também são reclamações dos moradores (Foto: Marcos Ermínio)

Para quem mora no bairro Portal do Caiobá I, a situação não muda. Os moradores ficam assustados e reclamam, pois só as linhas de ônibus são asfaltadas. “Disseram que não iriam asfaltar aqui porque não tinha casas, mas hoje tem muitos moradores e nada de passarem o asfalto”, comentou Ewerton Ferreira Dias Martins, 25.

Gercina Vaz Pereira de Souza, 54, alertou o prefeito sobre o período de eleições. “No dia da votação o prefeito quis que votássemos nele, então ele precisa fazer o bem para a população, pois senão ninguém vai elegê-lo”. Ela ainda afirmou que mora há 18 anos na região e não falaram sobre asfalto. “Que Deus nos ajude”, comentou.

Há 20 anos a servidora pública Iracema Rodrigues da Silva, 41, espera o asfalto na rua 32, do bairro Nova Campo Grande, e se assustou com a notícia do veto. “Acho isso horrível, pois sempre quando chove, aqui passa uma enxurrada”, relatou.

“Aqui somente onde passa o ônibus é asfaltado, então temos que andar no barro para podemos pegar o transporte coletivo”, completou. A servidora contou que só quem tem carro ou moto consegue trafegar na rua nos dias de chuva.

A manicure Breatriz Alves Parente, 34, disse que, em uma reunião de bairro, teriam prometido o asfalto para o começo deste ano. “Todos aqui estavam felizes, com esperança de que passassem o asfalto. Acho uma safadeza o que este prefeito fez”.

Veto - Os bairros vetados foram: Tijuca, Nova Campo Grande, Jardim das Perdizes, Izabel Gardens, Nova Lima, Ouro Verde, Portal Caiobá, Moreninha 4, Nova Jerusalém, Nossa Senhora das Graças, Hortênsias, José Teruel Filho, Parque dos Girassóis, Pacaembu, Vila Bela, Aero Rancho I, II e III, Nasser, Residencial das Flores, Itamaracá, Santa Mônica e Cristo Redentor.

As dotações foram introduzidas no Projeto de Lei n. 7.506/2013 por meio de emendas parlamentares, com a anulação das dotações orçamentárias destinadas a manutenção preventiva e corretiva das vias urbanas, tapa buracos, revestimento primário, meio fio, sarjeta, boca de lobo e outros, conforme proposta da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação.

Dolores está há 20 anos esperando pelo asfalto no bairro (Foto: Marcos Ermínio)
Dolores está há 20 anos esperando pelo asfalto no bairro (Foto: Marcos Ermínio)
Ewerton ficou indignado com a notícia do veto (Foto: Marcos Ermínio)
Ewerton ficou indignado com a notícia do veto (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias