ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Comandante da PM diz que tropa reagiu à agressões dos catadores

Coronel Davi classifica a ação ocorrida na manhã desta terça-feira como “legítima”

Nadyenka Castro e Marta Ferreira | 18/12/2012 12:45
No fechamento do lixão, confusão entre Polícia e catadores. (Foto: Luciano Muta)
No fechamento do lixão, confusão entre Polícia e catadores. (Foto: Luciano Muta)

O comandante da PM (Polícia Militar), coronel Carlos Alberto David dos Santos disse que a ação dos policiais na manhã desta terça-feira no lixão de Campo Grande foi reação às agressões por parte dos catadores. “A informação que tenho é que a reação da tropa foi compatível com a agressão que sofreram”, declarou o comandante.

Segundo ele, catadores jogaram paus e pedras nos militares, que reagiram com “equipamentos dissuasores para desestimular as pessoas da agressão”, disse Davi, referindo-se às armas empregadas na ação. O coronel finalizou dizendo que “a ação foi legítima e filmada e acompanhada pela Defensoria Pública”.

O lixão de Campo Grande amanheceu fechado após 28 anos em funcionamento. Catadores de material reciclável que atuavam no local foram proibidos de entrar e tentaram impedir que caminhões da CG Solurb entrasse para despejar lixo recolhido.

A PM foi chamada e, na confusão, atirou com balas de borracha e utilizou bombas de efeito moral. Militares em cavalos investiam contra os catadores. Quatro pessoas foram presas e outras ficaram feridas.

A Defensoria Pública impetrou Ação Civil Pública na semana passada para tentar manter os catadores no lixão, até que a usina de reciclagem fique pronta. Foi pedido também indenização diária por dia parado.

Nos siga no Google Notícias