ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Comando da PM vai processar autores de denúncia contra a Cigcoe

Aline dos Santos e Ítalo Milhomem | 01/04/2011 10:39
Segundo comandante, PM vai processar autores de denúncia. (Foto: João Garrigó/Arquivo)
Segundo comandante, PM vai processar autores de denúncia. (Foto: João Garrigó/Arquivo)

O comandante-geral da PM (Polícia Militar), Carlos Alberto David dos Santos, afirmou que vai acionar a PGE (Procuradoria Geral do Estado) para processar os autores da denúncia de que um adolescente de 16 anos desapareceu após abordagem da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais), em Campo Grande.

O rapaz foi localizado na madrugada de hoje, na casa de amigos, por policiais da companhia. “Vou orientar os policiais que fazem parte da guarnição para ingressarem na justiça, para reparar o dano causado a honra deles”, afirma o comandante.

De acordo com o coronel, também será apurada a conduta dos membros da Comissão dos Direitos Humanos. “Sem base segura, acusaram a PM”. Ele retorna hoje de São Paulo, onde participou de reunião do conselho nacional dos comandantes-gerais. “Antecipei o meu retorno diante dessa situação, pela repercussão que o fato tomou”.

O comandante explica que o procedimento será utilizado como norma de conduta. “As pessoas que acusarem a PM vão sofrer ação na justiça. As pessoas precisam entender que a PM é instruída, qualificada, capacitada e não age dessa forma”, salienta.

A DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) vai reinquirir as testemunhas que denunciaram o desaparecimento do adolescente. O “sumiço” do rapaz, ocorrido na noite da última terça-feira, foi denunciado por moradores do Jardim Imperial, e por sua mãe Elizângela dos Santos, de 34 anos, mas ontem ele foi localizado no Jardim Anache.

De acordo com a delegada Regina de Brito Mota, serão ouvidos o adolescente, a mãe e as duas testemunhas.

Segundo capitão, adolescente foi abandonado pela mãe. (Foto: Ítalo Milhomen)
Segundo capitão, adolescente foi abandonado pela mãe. (Foto: Ítalo Milhomen)

Direitos Humanos – Subcomandante da Cigcoe, capitão Marcos Paulo Gimenes afirma que o adolescente está abandonado pela mãe e espera que os Direitos Humanos passe a acompanhar a situação do rapaz.

De acordo com ele, Elizângela tem passagem por rufianismo (explorar prostituição alheia) e registrou diversos boletins como vítima de violência doméstica.

O oficial relata que entrou em contato com os policiais que fizeram a abordagem e esclareceram que o adolescente foi liberado após revista.

Nos siga no Google Notícias