A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

25/10/2016 22:37

Começa nesta quarta-feira terceira edição do congresso Saberes em Ação

Nyelder Rodrigues

A terceira edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) - Saberes em Ação começa nesta quarta-feira (26) em Campo Grande, indo até quinta (27). O evento reúne 8 mil inscritos e apresenta 1,3 mil trabalhos científicos com várias temáticas.

Veja Mais
Família de rapaz morto em tabacaria acredita que alvo de tiros era outro
Mostrando bom humor, moradores andam de barco em rua alagada

Neste ano, o tema central do congresso será "Universidade: Ética, Ciência e Sociedade", prevendo a realização de palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de produtos, atrações culturais, feira de estágio e emprego, entre outras atividades relativos ao ensino e conhecimento.

Para abrir o evento, às 19h o historiador e professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Leandro Karnal, fará uma palestra de abertura nas quadras poliesportivas da UCDB, localizada após as Clínicas-Escolas do local. Já na quinta, ocorrerá a apresentação de trabalhos feitos por estudantes de graduação, pesquisa, extensão e pós-graduação.

Alunos do Ensino Médio também farão explanações. Pela primeira vez, o evento será aberto à participação de professores e acadêmicos de outras IES (Instituições de Ensino Superior) e também para alunos do Ensino Médio. O congresso durará todo o dia, com atividades nos três blocos da UCDB.

Debates - Ainda na quinta, serão realizadas seis mesas-redondas, com convidados de várias partes do Brasil. A partir das 8h, acontecem três discussões sobre "Universidade: inovação e internacionalização", com participação do ministro João Carlos Parkinson de Castro, do Ministério das Relações Exteriores.

Já o outro tema debatido será sobre "Ética e Ciência", com a participação do professor e diretor de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação da Universidade Católica de Brasília, Fabricio Falconi Costa. A terceira discussão será sobre "Modelos assistenciais para um cuidado adequado com o idoso".

A partir das 19h, acontecem mais três debates. Um deles é "Educação e Ação de Transformação Social", com participação do professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), André Gustavo Ferreira da Silva.

Enquanto isso, a outra mesa-redonda é sobre "Direitos Humanos, Ética e Cidadania: o papel do Estado, das empresas e da sociedade", com o procurador-chefe da Procuradoria Regional de Mato Grosso do Sul em Brasília, Ulisses Schwarz Viana.

"Empreendedorismo, Inovação e Ética Profissional: desafios e perspectivas", com o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, é a terceira discussão da noite, fechando o congresso.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions