ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Comércio reclama que, apesar de fachada limpa, paga publicidade

Mariana Lopes | 06/03/2013 12:44
Adelaido mostra o projeto da nova fachada da loja, que ainda não foi aprovado pela Prefeitura (Foto: Marcos Ermínio)
Adelaido mostra o projeto da nova fachada da loja, que ainda não foi aprovado pela Prefeitura (Foto: Marcos Ermínio)

Comerciantes da região central de Campo Grande, que tiveram que se adequar ao projeto Reviva Centro e mudar completamente a fachada de suas lojas em 2012, reclamam da taxa de publicidade cobrada pela Prefeitura neste ano e afirmam que vão entrar com requerimento para pedir revisão da taxa.

O valor da taxa é cobrado de acordo com o tamanho da publicidade que existe na fachada de cada loja. No entanto, tem comerciante que está com a fachada sem qualquer painel publicitário, mas recebeu o mesmo valor cobrado no ano passado, quando ainda não existiam regras.

Como é o caso de Adelaido Luiz Espinosa Vila, que recebeu uma taxa de R$ 472,43, mas em frente à loja dele não há painel de publicidade. Ele explica que esse valor foi o mesmo cobrado em 2012, por um painel de 9,18 metros que ele tinha na fachada.

De acordo com as regras do projeto Reviva Centro, a loja de Adelaido pode ter publicidade de 10,70 metros. “Mas não teve nem fiscalização para saber se eu me adequei ou não, a Prefeitura cobrou sem saber como estava a situação de cada comerciante”, critica.

Roberto Nakasse, proprietário de uma ótica, enfrenta o mesmo problema. Com a fachada devidamente modificada ainda no ano passado, mesmo assim ele recebeu a taxa no valor de R$ 657,11, e no boleto dele não há sequer a informação do tamanho da publicidade.

Ele entrou com processo na Prefeitura por conta própria pedindo a revisão da taxa, que ainda não foi paga. “Esse valor me recuso a pagar, tem que ser o justo”, enfatiza o comerciante.

Roberto entrou com processo na Prefeitura por conta própria (Foto:Marcos Ermínio)
Roberto entrou com processo na Prefeitura por conta própria (Foto:Marcos Ermínio)

Os comerciantes também vão recorrer para conseguir o ressarcimento da taxa cobrada no ano passado. “Pagamos a anuidade, mas desfrutamos da publicidade apenas por meio ano, pois começamos a reformar as fachadas em julho”, afirma Adelaido.

Foi montado um ponto de apoio na Associação Comercial de Campo Grande, onde os comerciantes podem adquirir e preencher o requerimento que será entregue na Secretaria Municipal da Receita para recorrer aos valores.

Segundo Adelaido, que também é membro do Conselho dos Comerciantes, os proprietários de lojas têm até amanhã para fazer o requerimento e os interessados devem ir à Associação com uma cópia do boleto.

A assessoria de imprensa da Prefeitura não tem informação sobre a fiscalização feita nas lojas do centro de Campo Grande depois das novas regras.

Nos siga no Google Notícias