ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Como novo arcebispo, Dom Dimas sai de disputa por presidência da CNBB

Angela Kempfer | 05/05/2011 09:28
Dom Dimas será novo arcebispo de Campo Grande.
Dom Dimas será novo arcebispo de Campo Grande.

A nomeação de dom Dimas Lara Barbosa, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, como arcebispo de Campo Grande inviabiliza a candidatura dele à presidência da CNBB (Confederação de Bispos do Brasil), uma das entidades de maior influência hoje no Brasil.

Cotado como principal nome nessa disputa, ele foi nomeado nesta terça-feira pelo Papa Bento 16 para assumir o cargo em Mato Grosso do Sul, no lugar de Dom Vitorio Pavanello.

A eleição acontece no dia 13 de maio e dom Dimas tinha a força de quem durante anos foi quase que porta-voz da Confederação, em discussões polêmicas como o aborto, a sexualidade, e conflitos agrários.

Hoje, ele é secretário-geral da CNBB. Ontem, em encontro no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, houve a comunicação oficial sobre a indicação para a Arquidiocese.

O Jornal Estado de São Paulo ouviu bispos durante o encontro que afirmam que ainda não há clareza sobre os nomes cotados para a presidência da CNBB.

A tradição tem sido confiar a secretaria-geral a um bispo auxiliar, que, pelo fato de não ser o bispo responsável por uma diocese, poderia passar boa parte do tempo na sede do órgão em Brasília. Antes de d. Dimas, por exemplo, o cardeal de São Paulo, d. Odilo Scherer, havia exercido o cargo de secretário-geral. À época, era bispo auxiliar da cidade, lembra a reportagem do Estadão.

Nos siga no Google Notícias