ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Competições de Hipismo acontecem neste fim de semana

Ana Paula Carvalho | 22/05/2011 12:55
Cavaleiro disputa 2ª Etapa do Troféu Guaicurus. (Foto: Simão Nogueira)
Cavaleiro disputa 2ª Etapa do Troféu Guaicurus. (Foto: Simão Nogueira)

Esporte com avanços nos últimos anos em Mato Grosso do Sul, nesse fim de semana o hipismo tem a 2ª Etapa do Troféu Guaicurus – Poupex de Salto e a 2ª Etapa do Ranking da Federação Sul-Matogrossense de Hipismo – 2011. As competições que acontecem na Sede Hípica do Círculo Militar de Campo Grande começaram na sexta-feira e terminam hoje às 13h.

O evento é organizado pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e, é disputado em cinco etapas. A primeira aconteceu entre os dais 15 e 17 de abril em Ponta Porã. Na etapa de Campo Grande, foram inscritos 212 conjuntos (cavaleiro + cavalo) em sete categorias.

Para a organização da competição, o objetivo é estimular a prática do esporte em Campo Grande. “O objetivo é desenvolver e estimular o hipismo em Campo Grande. É estimular a integração entre civil e militar em torno do cavalo”, relata o comandante do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, tenente-coronel Alexandre Henrique Souza da Hora.

E é nessa integração entre civis e militares que surgem campeões. Idara Nogueira Corrêa Guimarães Barbosa Nina, 15 anos, foi campeã brasileira de Jovens Cavaleiros B (1,20 metro) em 2010.

Ela começou a montar há apenas dois anos e já se destaca no cenário estadual e nacional. A adolescente largou o balé clássico para se dedicar a montaria. “Eu comecei por causa de um convite do meu irmão de cinco anos que já montava. Eu larguei o balé, para poder me dedicar”, diz.

No fim de semana passado ela ficou em terceiro lugar no Concurso Nacional de Salto, disputado em São Paulo. Cada competição, conta para o ranking nacional. Em julho, ela participa do brasileiro em Porto Alegre.

“O segredo do hipismo é formar um conjunto entre cavalo e cavaleiro. Um não existe sem o outro”, é o que afirma o capitão do Exército Lino Afonso Bastiani, 53 anos. Ele monta há 30 anos e é um apaixonado pelo esporte.

Campeão brasileiro de Concurso Completo em 1991, campeão do Exército na mesma categoria em 2002, já representou o hipismo do exército brasileiro em países como Marrocos, Argentina e Paraguai. “Eu estive entre os primeiros nas últimas 12 edições do Troféu Guaicurus”, afirma o capitão.

Competição atraiu espectadores. (Foto: Simão Nogueira)
Competição atraiu espectadores. (Foto: Simão Nogueira)
Para comandante do 20ºRCB, esse tipo de competição é importantante para integrar civis e militares. (Foto: Simão Nogueira)
Para comandante do 20ºRCB, esse tipo de competição é importantante para integrar civis e militares. (Foto: Simão Nogueira)

Carolina Lucchesi Olivieri, 20 anos, monta desde os 10. Hoje, ela ficou em segundo lugar na categoria 1,20 metro. Em 2007 foi vice-campeã brasileira Pré-Junior na categoria 1,30 metro, foi classificada para o Sul-americano de hipismo, mas o Brasil acabou não participando. “Parei por dois anos por causa do vestibular e, voltei há um ano e meio”, diz.

O Troféu Guaicurus é disputado há mais de 50 anos. “Quando eu cheguei a Bela Vista em 1960, já existia a competição da 4ª Divisão de Cavalaria”, relata o General de Divisão Sérgio Pedro Coelho Lima, que também é presidente da Federação sul-mato-grossense de Hipismo.

Programação Troféu Guaicurus:

29 a 31 de julho – 3ª Etapa em Amambai

02 a 04 de setembro – 4ª Etapa em Bela Vista

18 a 20 de novembro – 5ª Etapa em Dourados

Quem tiver interesse e quiser conhecer o esporte, pode procurar a Sede Hípica ou ligar nos telefones 3331-5349 ou 3331-5237.

Nos siga no Google Notícias