ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Comunidade japonesa promove cadastro de doadores de medula óssea

Kleber Clajus | 12/12/2014 14:23
Robson, Karen e Juliano fizeram questão de se cadastrar como doadores de medula óssea (Foto: Kleber Clajus)
Robson, Karen e Juliano fizeram questão de se cadastrar como doadores de medula óssea (Foto: Kleber Clajus)
Processo é rápido e também pode ser realizado na Santa Casa e nos hospitais Universitário e Regional
Processo é rápido e também pode ser realizado na Santa Casa e nos hospitais Universitário e Regional

A comunidade japonesa se mobiliza, nesta sexta-feira (12), para cadastrar novos doadores de medula óssea na sede da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, em Campo Grande. O processo dura ao menos cinco minutos e pode ser realizado até às 14h30 ou nas unidades de coleta da Santa Casa, Hospital Regional Rosa Pedrossian e Hospital Universitário.

Cadastrar-se não demora e nem dói, conforme a estudante Karen Nakazato, 26 anos. Ela decidiu colaborar com campanha que busca doadores entre descendentes para ajudar o capitão do Exército Michel Maruyama, 31, que descobriu em março estar com LMA (Leucemia Mieloide Aguda). “Vim para ajudar, seja descendente ou não”, ressaltou ao lado dos irmãos Robson e Juliano de 21 e 19 anos.

Lucéia Fernandes, responsável do setor de medula do Hemosul, explica que as campanhas possibilitaram, de janeiro a novembro deste ano, que 8,7 mil pessoal fossem inscritas no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) no Estado.

As únicas restrições, conforme Lucéia, são idade inferior a 18 anos e maior que 54 anos, além de histórico de hepatite B e C, câncer, doenças infectocontagiosas ou que afetem a qualidade de vida.

O processo de cadastro é simples, sendo necessário preenchimento de ficha com dados pessoais e coleta de 10 mililitros de sangue, quantidade semelhante a um exame laboratorial. Caso alguém precise do transplante e haja compatibilidade, o doador é contatado para a próxima fase que pode ser cirúrgica ou por uma máquina de aférese que filtra o sangue retirando células mãe que serão transplantadas. Os riscos são praticamente inexistentes.

Servidor público e tio de Michel, Robinson Akatsuka explica que a família ainda não encontrou um doador compatível com a campanha #tamojuntomichel, porém conseguiu ajudar muitas outras pessoas com os novos cadastros. “Nossa finalidade é ajudar e conseguir um doador compatível [no processo]”, comentou.

Serviço – A Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira fica localizada na Rua Antônio Maria Coelho, nº 1068. O cadastro hoje ocorre até às 16h30.

Contudo, interessados podem efetivar sua adesão nos seguintes pontos:

Santa Casa
Rua Eduardo Santos Pereira equina com a 13 de Maio - Centro
Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 17h e sábados das 7h às 12h.
Telefone: 3322-4126

Hospital Universitário
Avenida Senador Filinto Müller, nº 1 – Vila Pioneiros
Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 12h.
Telefone: 3345-3168

Hospital Regional Rosa Pedrossian
Avenida Engenheiro Luthero Lopes, nº 36 – Aero Rancho
Horário: segunda a sexta-feira das 7h às 12h.
Telefone: 3378-2678

Nos siga no Google Notícias