ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Concessionária alerta para problemas ocasionados por ligações irregulares

Michel Faustino | 24/12/2014 20:02
Vazamento de esgoto na Avenida Fernando Corrêa da Costa provocado por ligações irregulares que gerou diversos transtornos. (Foto: Divulgação)
Vazamento de esgoto na Avenida Fernando Corrêa da Costa provocado por ligações irregulares que gerou diversos transtornos. (Foto: Divulgação)

A concessionária Águas Guariroba, responsável pelos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Campo Grande, alerta para os problemas provocados por ligações irregulares na rede de esgoto.

Na segunda-feira (22), um vazamento de esgoto provocou transtornos na Avenida Fernando Corrêa da Costa, embaixo do pontilhão da Avenida Noroeste, durante a chuva. Mau cheiro e água contaminada se espalharam por toda a rua até a chegada da equipe de manutenção da empresa. O motivo foi o excesso de água de chuva na tubulação provocado por ligações irregulares na rede de esgoto.

A engenheira Francis Moreira Faustino, técnica responsável pelo setor de esgotamento sanitário da Águas Guariroba, explica que o problema ocorre devido às muitas ligações irregulares de água de chuva direto na rede de esgoto na Capital.

“Aumenta em torno de 20% o volume dentro da rede coletora e ela acaba extravasando em muitos pontos na cidade. Isso pode gerar inclusive retorno do esgoto para dentro das residências”, afirma.

O número de ocorrências de vazamentos na rede de esgoto é maior que o dobro nos períodos chuvosos – a média salta de 11 para 25 casos por dia.

Com as ligações irregulares, junto com toda a água das calhas e dos quintais, também entram na rede de esgoto terra, pedras, folhas e lixo.

“Isso acumula dentro da rede coletora de esgoto, que tem um diâmetro dimensionado para receber apenas esgoto doméstico, causando o entupimento da tubulação”, completa.

Por mês, a Águas Guariroba retira 122 toneladas de lixo das tubulações, estações elevatórias e estações de tratamento de esgoto de Campo Grande.

Serviço – A orientação é que a população entre imediatamente em contato com a Águas Guariroba, quando encontrar qualquer tipo de vazamento, pelos telefones 0800-642 0115 ou 115 para solicitar a manutenção.

Caso identifique uma ligação irregular de água de chuva na rede de esgoto em um imóvel, a concessionária faz o registro e encaminha para a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), órgão responsável pela fiscalização deste tipo de irregularidade. A situação pode resultar em notificação ou multa pelo poder público.

Nos siga no Google Notícias