ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Concha Wolverine reduz impacto de obras da rede de abastecimento de água

O equipamento inovador, que chama a atenção pelo formato, foi desenvolvido em Campo Grande e já está em operação

Chloé Pinheiro | 29/07/2016 11:50
Operador consegue reduzir a abertura no asfalto com o novo método. (Foto: Divulgação)
Operador consegue reduzir a abertura no asfalto com o novo método. (Foto: Divulgação)

A Águas Guariroba anunciou nesta sexta-feira (29) que passará a utilizar uma nova ferramenta para diminuir o impacto de suas obras pela capital. O dispositivo, uma concha estreita de 10cm de largura, é acoplado à concha tradicional e diminui em 75% o tamanho das valas que frequentemente são abertas para alcançar a rede de abastecimento.

As valas representam um desafio para a empresa, pois envolvem equipes diferenciadas de trabalho e de outras áreas, além de interferir nas vias públicas e na rotina dos moradores. Para se ter ideia, mesmo para inserir um cano de apenas 2,5 cm de diâmetro, é necessário abrir uma vala de 40 cm.

“Nós pesquisamos no mercado um equipamento para atender nossas necessidades, de fazer uma abertura menor no solo para instalar redes de pequenos diâmetros, e não encontramos”, conta Maurício de Jesus Peixoto, coordenador de Manutenção da Águas Guariroba, que trabalha com saneamento desde 1988.

Foi esse desafio que motivou a criação do novo instrumento idealizado pelo próprio Peixoto e pelo operador de retroescavadeira Wanderson Lindolvo. Por causa do formato, foi chamada de Wolverine - referência às garras do herói mutante das histórias em quadrinhos.

A concha é acoplada no equipamento usado tradicionalmente. (Foto: Divulgação)
A concha é acoplada no equipamento usado tradicionalmente. (Foto: Divulgação)

A concha está sendo usada experimentalmente e, em 50 dias, foram abertas 112 valas para novas ligações de água em ruas asfaltadas. Em uma vala de seis metros de comprimento, para se ter ideia, ao invés de remover 3,6 metros de asfalto, foram removidos apenas 0,9 metros.

“Nós sempre incentivamos nossos colaboradores a participarem e o desenvolvimento dessa nova ferramenta é resultado disto. Todos da equipe se envolveram e conseguiram uma solução simples e sustentável, pois o uso da concha Wolverine gera menor impacto ao meio ambiente e minimiza os transtornos que obras dessa natureza trazem”, afirma o gerente de Serviços da Águas Guariroba, Rodrigo Moraes de Souza.

Nos siga no Google Notícias