ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Condição para edital, audiência sobre transporte coletivo não atrai usuários

Fabiano Arruda e Elverson Cardozo | 07/05/2012 16:49
Audiência nesta segunda contou com representantes de sindicatos e funcionários do sistema; apenas dez usuários do transporte coletivo fizeram sugestões. (Foto: Elverson Cardozo)
Audiência nesta segunda contou com representantes de sindicatos e funcionários do sistema; apenas dez usuários do transporte coletivo fizeram sugestões. (Foto: Elverson Cardozo)

Parte do processo para lançamento do edital de licitação para contratação da nova empresa que vai explorar o transporte coletivo urbano em Campo Grande, a audiência pública, realizada hoje de manhã na Escola de Governo da Prefeitura, ficou longe de receber reivindicações por melhorias.

O encontro terminou uma hora antes do previsto e atraiu pouco mais de 100 pessoas, grupo composto basicamente por representantes de sindicatos e funcionários do sistema. Usuários que utilizam o ônibus como o meio de transporte na Capital formaram minoria.

Na teoria, a audiência servia para que a população participasse do debate sobre o tema. Hoje foram discutidas questões como números da frota, horário e acessibilidade. Em seguida, na abertura para perguntas, por escrito, menos de dez participaram.

Para o presidente da Ussiter (União Sul-Mato-Grossense dos Usuários do Sistema Integrado de Urbano e Estadual Rodoviário), Antônio Duarte, a audiência não foi divulgada amplamente e, por isso, não teve o envolvimento da sociedade. “O usuário do transporte não foi convidado através da mídia, mas a mídia foi convidada”, criticou.

De outro lado, o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade, considerou satisfatória a participação da população, pois, segundo ele, como o tema já é amplamente debatido na mídia, a população já esclareceu grande parte das dúvidas.

No final da audiência, Rudel agradeceu aos participantes pela civilidade. “Uma audiência pública com um tema desses, espinhoso, delicado, e uma platéia com tanta educação é raro”, disse.

Os usuários do transporte coletivo urbano de Campo Grande ainda podem enviar sugestões exclusivamente por meio do site em formulário eletrônico disponível no endereço, onde também estarão disponíveis, até 28 de maio, as minutas do edital e o contrato.

Licitação - A partir da realização da audiência nesta segunda, a Prefeitura de Campo Grande deve lançar em 30 dias o edital para a nova concessão do transporte coletivo urbano.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos e Delegados, Marcelo Luiz Bonfim do Amaral, informou que o investimento de partida fica em torno de R$ 40 milhões, mesmo valor exigido da Assetur (Associação das Empresas do Transporte Coletivo) pela Prefeitura como investimento.

O valor gerou discordância, o que acabou culminando na ruptura do contrato entre as partes em setembro do ano passado. O edital deveria ter sido lançado com seis meses.

O contrato com a Assetur só acabaria em 2014. A exigência de investimento fazia parte do processo de habitação da Capital dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de Mobilidade Urbana.

Nos siga no Google Notícias