ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Conferência discute políticas para jovens e fortalece criação de plano estadual

Flávia Lima | 19/10/2015 12:16
Deputado estadual Marcio Fernandes defende investimentos na Educação para os jovens durante conferência. (Foto:Divulgação)
Deputado estadual Marcio Fernandes defende investimentos na Educação para os jovens durante conferência. (Foto:Divulgação)

Debater políticas públicas e discutir a implantação de ações que valorizem os jovens do Estado foram o foco da 3ª Conferência Estadual da Juventude, que aconteceu na Capital com o tema "As várias formas de mudar o Brasil", e que contou com a participação do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB).

Além de abordar as ações relacionadas a juventude sul-mato-grossense, o evento também promoveu um debate sobre as políticas sociais que os jovens consideram importantes para o Estado e para o Brasil.

Presidente do Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul, Marcio Fernandes ressaltou a importância da Conferência para nortear as políticas públicas voltadas para a juventude lembrando que o baixo investimento na educação e a falta de vagas no mercado de trabalho são fatores que precisam ser discutidos com mais persistência.

"É um desafio para todos nós, mas esse evento torna possível, a partir dos debates, a melhoria do acesso dos jovens a direitos como saúde, cultura e educação", afirmou.

Para o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Daniel Souza, o evento, que aconteceu no último dia 15, além de valorizar a diversidade da juventude, também foi importante para discutir sobre uma plataforma digital que amplie as oportunidades de debates e combata os preconceitos e opressões. "Queremos pensar este momento como um espaço de mobilização para defender o direito mínimo à juventude que é o direito à vida e as possibilidades de desenvolvimento dos cidadãos do nosso país", ressalta.

As conferências municipais vem sendo realizadas no interior do Estado desde agosto, reunindo centenas de jovens e gestores locais.

As propostas discutidas em todas as etapas servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude. O governo estadual apresentou ações voltadas ao empreendedorismo, focadas no público jovem. Elas foram detalhadas pelo subsecretário Estadual de Políticas para Juventude, Thiago Freitas.

"Criamos um programa de microcrédito e queremos fomentar o interesse dos jovens para os negócios. Este é um caminho para que cada um construa um novo futuro", disse.

A 3ª Conferência Estadual promoveu discussões a partir de onze eixos: Participação, Educação, Trabalho, Diversidade e Igualdade, Saúde, Cultura, Direito à Comunicação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Território e Mobilidade, Segurança e Paz. Nesta etapa estadual, foram eleitos os delegados representantes de Mato Grosso do Sul que irão participar da etapa nacional, prevista para ocorrer em Brasília, em dezembro.

Nos siga no Google Notícias