ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Confusão que acabou com carro queimado durou mais de 1 hora

Viviane Oliveira, Mariana Lopes e Francisco Júnior | 04/03/2013 15:39
O mirante em frente ao Aeroporto de Campo Grande ainda tem marcas do carro incendiado (Foto: Simão Nogueira)
O mirante em frente ao Aeroporto de Campo Grande ainda tem marcas do carro incendiado (Foto: Simão Nogueira)

A bagunça é tamanha no mirante do Aeroporto Internacional de Campo Grande, que durante uma hora virou barbárie, sem que ninguém tomasse providências na madrugada de domingo.

Durante mais de 1 hora, pessoas foram ameaçadas, carro tombado, depois queimado e nada de alguém impedir a confusão, que tem ocorrido até agora em proporções menores.

O relato de quem viu as cenas e dos dois rapazes envolvidos diretamente no caso são de um local sem limites.
Roger Luiz Lopes Figueiredo, de 20 anos, e um amigo de 17 anos, disseram à Polícia que por volta das 4h45 foram para o mirante, onde estacionaram o veículo que mais tarde seria destruído pelo fogo, um Gol de cor vermelha.

Algum tempo depois, segundo Roger, um grupo de rapazes começou a "olhar feio" para eles e em seguida iniciaram uma discussão. Um dos jovens deu um tapa no rosto de Roger que revidou, começando uma briga entre os dois amigos e grupo de aproximadamente 10 pessoas.

Em desvantagem, os dois dizem que saíram correndo, atravessaram a Duque de Caxias e se esconderam em um matagal do outro lado da rua. De longe, eles viram o veículo sendo depenado. Os agressores retiraram o aparelho de som, bateria, estepe e uma roda. Depois, viraram o Gol de cabeça para baixo.

Ainda conforme registro policial, testemunhas disseram que enquanto os rapazes depenavam o veículo, ameaçavam de morte o dono do carro.

Segundo testemunhas, uma equipe da Polícia Militar chegou a aparecer no local quando o carro ainda estava tombado, mas ao virarem as costas, o grupo colocou fogo no veículo.

O caso foi registrado como dano qualificado, quando cometido com material inflamável ou explosivo. O grupo deixou o local em um Fiat Uno e até agora ninguém foi preso.

De acordo com o delegado da 6ª Delegacia de Polícia Civil, Valmir Moura Fé, uma equipe já está na rua para identificar os agressores e amanhã pretende começar a ouvir as vítimas.

“Já sabemos que houve uma briga e em seguida colocaram fogo no veículo. Se identificarmos que alguém correu risco de vida por causa do incêndio, o caso será tratado como tentativa de homicídio”, diz o delegado.

Carro ficou completamente destruído. (Foto: Pedro Peralta)
Carro ficou completamente destruído. (Foto: Pedro Peralta)

Rotina - Morador do Jardim Aeroporto diz que presenciou o momento em que um grupo ateou fogo em veículo no mirante.

Com medo de represálias, ele pediu para não ser identificado. O morador conta que acordou antes das 5 horas da manhã para ir à igreja, quando percebeu que havia uma confusão no local. O homem conta que viu um rapaz sendo agredido.

Segundo ele, diante da situação, acionou a Polícia Militar, que chegou ao mirante logo em seguida. “Eles ficaram cerca de 10 minutos para dispersar o pessoal”.

Segundo a testemunha, durante o fogo no veículo, ele escutou um estouro no carro, que ficou completamente destruído.

A testemunha mora na região há 36 anos e essa é a primeira vez que presencia algo grave, desde que foi construído o mirante na frente da pista.

Outro morador, que também preferiu não se identificar, afirma que as aglomerações no espaço começam geralmente nas noites de quinta-feira. Ele conta que tem final de semana que passa a noite acordado na frente de casa para evitar que pessoas urinem ou pichem o muro da residência. “Eles são muito folgados. Já vieram aqui até pedir gelo para tomar tereré”.

De acordo com ele, enquanto uns se divertem, outros ficam de vigia para cuidar a Polícia. “Quando eles percebem que a Polícia está chegando assoviam alertando os demais”, conta.

A reportagem conversou com mais um morador. A casa dele fica em uma lateral a avenida Duque de Caxias, quase em frente do mirante. Ele diz que tem dia que os frequentadores do local chegam a bloquear o corredor de ônibus, impedindo a passagem de veículos na pista.

“ A gurizada chega de carro, liga o som bem alto e já começa aglomerar gente aqui”, reclama dizendo que com frequencia tem briga, pessoas usando drogas e se prostituindo.

De acordo com ele, um dos problemas é a venda de bebidas alcoólicas no local. “O povo enche a cara e começa a fazer baderna. É motociclista empinando moto na avenida”.

Ele conta que nem deixa a filha de sete anos ficar na varanda de casa porque sempre tem alguém urinando no muro ou usando drogas .

Bagunça já é costumeira na Duque de Caxias. (Foto: Arquivo)
Bagunça já é costumeira na Duque de Caxias. (Foto: Arquivo)

Planos antigos - A prefeitura tinha projeto de construir um mirante próximo ao Aeroporto Internacional, mas do outro lado da avenida Duque de Caxias.

Como, por questões de segurança, a Infraero não permite edificações em locais considerados “cones de aproximação”, região no entorno da pista de pousos e decolagens, a obra não foi viabilizada.

O projeto teve de ser modificado e virou apenas um ponto de contemplação. O local ficou pronto no final de 2011, mas sem segurança fixa no mirante.

Nos siga no Google Notícias