ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Conselho pune médica por repassar dados de paciente para ex-marido

Kleber Clajus | 31/01/2014 16:36
Punição por violação de sigilo foi publicada em jornal de grande circulação (Foto: Divulgação)
Punição por violação de sigilo foi publicada em jornal de grande circulação (Foto: Divulgação)

A psiquiatra Cilene Denise de Lima Garcia foi punida publicamente, na quinta-feira (30), por quebrar o sigilo médico de uma paciente que enfrentava processo de separação. Com os dados, o ex-marido conseguiu o acordo judicial e a profissional sofreu censura pública com nota sobre o caso publicada em jornais de grande circulação em Campo Grande e São Paulo (SP).

De acordo com assessoria do CRM/MS (Conselho Regional de Medicina), Cilene Denise já havia transferido seu registro profissional para o Estado de São Paulo, inclusive quando o fato ocorreu. Por isso, a publicação também foi realizada pelo CRM/SP.

Para o presidente do CRM/MS, Alberto Cubel Brull, a punição é pesada e está prevista na Lei Federal nº 3268/57.

“Infelizmente temos esse tipo de caso. Ao todo são cinco as punições aplicáveis, que incluem advertência confidencial, censura confidencial ou pública, suspensão do exercício profissional por 30 dias e cassação confirmada também pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Em sua maioria as duas primeiras são mais aplicadas”, explica Alberto.

A médica foi procurada pelo Campo Grande News, mas não retornou às ligações.

No ano passado foram instauradas 194 sindicâncias pelo CRM/MS, aumento de 20% em relação a 2012, quando se registrou 161 casos.

Por outro lado, o julgamento de processos éticos reduziu 30% no mesmo período, passando de 49 para 34. Os recursos ao CFM também foram menores em 2013, somando 14 ante 22 no ano anterior.

Nos siga no Google Notícias