ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Conselho Tutelar pede providência contra entrada de crianças no lixão

Marta Ferreira | 30/12/2011 16:26

O Conselho Tutelar Sul está encaminhando à Prefeitura, ao MPE (Ministério Público Estadual) e ao Poder Judiciário, documento em que pede a adoção de medidas para impedir a entrada de crianças no lixão da saída para Sidrolândia.

A medida foi adotada hoje, um dia após a morte do menino Maikon, de 9 anos, sufocado pela montanha de lixo.

De acordo com a conselheira Cassandra Szuberski, hoje cedo o menino que estava com Maikon e conseguiu sobreviver foi ouvido e disse que não era a primeira vez que iam ao lugar, para catar latinha. O garoto disse que o dinheiro ganho era usado para comprar pipas.

A mãe do menino também foi ouvida e, de acordo com a conselheira, disse que o repreendeu da primeira vez que soube da ida dele ao lixão. O menino também foi encaminhado para atendimento psicológico.

Cassandra disse que denúncias sobre a presença no aterro ainda são frequentes e que, diante da gravidade da situação revelada pela morte de Maikon, a entidade de proteção à defesa dos direitos das crianças e adolescentes decidiu enviar o documento às autoridades para que alguma providência seja tomada.

A restrição à entrada de crianças é alvo de ação na Justiça desde o fim da década de 1990. Em fevereiro de 2010, foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) prevendo o fim do lixão, entre a Prefeitura e o MPE (Ministério Público Estadual).

A previsão do Município é que isso ocorra até o ano que vem. Pelo TAC, enquando o lixão não é desativado, a presença de crianças deve ser impedida, mas a morte de Maikon e o testemunho do menino sobrevivente apontam que isso não está ocorrendo.

Catadores de materiais recicláveis informaram, no dia em que Maikon foi soterrado pelo lixo, que é comum crianças entrarem no local.

Para a conselheira, se existe a previsão de fim do lixão para 2012, até isso acontecer, deve ser adotada alguma medida emergencial para impedir a entrada de crianças.

A Prefeitura diz que um funcionário fica no local para fazer isso.

Nos siga no Google Notícias