ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Consulta mostra 90% de apoio ao direito de promotor ser procurador-geral do MP

Flávio Paes | 25/09/2015 19:20

Se depender da manifestação de 90% dos membros do Ministério Público expressa em consulta realizada hoje, já na próxima eleição programada para maio de 2016, os promotores também poderão entrar na disputa pelo cargo de procurador-geral de Justiça. A consulta atraiu 197 membros do MP: 179 votaram em favor da proposta, enquanto apenas 18, defenderam a norma atual, que restringe aos procuradores, o direito de exercer o comando da instituição.

Atualmente só em cinco estados (incluindo Mato Grosso do Sul),a função de procurador-geral só pode ser exercida por procurador de Justiça. O resultado da consulta de hoje será submetida ao colégio de procuradores e para se transformar em lei, será necessário o envio de um projeto lei para deliberação da Assembleia Legislativa.

Também houve ampla maioria em relação a outra consulta. Por 165 votos a favor, 18 contra e 14 em branco, procuradores e promotores, aprovaram a proposta de que só poderão disputar o cargo de procurador-geral, os promotores com no mínimo 35 de anos e com pelo menos 10 anos de carreira.

Apuração foi feita logo após a votação que terminou as 17 horas (Foto:Divulgação)
Apuração foi feita logo após a votação que terminou as 17 horas (Foto:Divulgação)
Nos siga no Google Notícias