ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Consulta Única é retomada e atende mulheres de bairro populoso da Capital

Alan Diógenes | 25/12/2015 20:15

A Secretaria Municipal de Saúde, por determinação do prefeito Alcides Bernal, retomou o programa consulta única e realizou nesse sábado (19) o “Programa Ação em Saúde” na Unidade Básica de Saúde Vespasiano Barbosa Martins, na Vila Popular que atende à população das Vilas Popular, Romana I e Romana II (Conjunto Residencial Florestan Fernandes), Bordon e Santa Mônica.

Com o apoio da unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos, equipada com um mamógrafo digital, sala para coleta de material para exame de citologia cérvico-vaginal e sala de pequena cirurgia, e uma equipe de cinco ginecologistas, a UBS oferece também exames de ultrassom, fechando os diagnósticos e dando pronto encaminhamento à Santa Casa, das mulheres que necessitarem de cirurgias.

O Programa é baseado em modelo implementado pelo Instituto de Milão, Itália, onde profissionais técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) estiveram para conhecer os métodos utilizados, segundo informou o secretário da pasta, Ivandro Corrêa da Fonseca. Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Leyde Alves Pedroso foi um grande desafio levar as mulheres indígenas para os exames sendo necessário um trabalho de informação e de estabelecer uma relação de confiança com as mulheres. "Culturalmente as mulheres indígenas não têm o hábito de fazer exames ginecológicos. O trabalho de conscientização foi bem-sucedido após as visitas das equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semmu) e com o apoio da Sesau, salientou a secretária.

“Sem grandes obras físicas, em função da situação financeira difícil pela qual passa a administração municipal, mas priorizando o ser humano, estamos conseguindo dar qualidade à atenção que a população deve ter. É dessa forma que entendemos que deve atuar a política. Este trabalho é o começo. A população precisa ter, acima de tudo, saúde, e este é o dever do agente público. Como ser humano sou limitado, mas tenho amor próprio, força de trabalho e perseverança, talvez por isso Deus tenha colocado em nosso caminho tantos anjos, que são todos os servidores ligados de alguma forma à área da saúde”, enfatizou o prefeito Alcides Bernal.

Nos siga no Google Notícias