ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Contemplados pelo Vale Universidade assinam termos de compromisso

Ricardo Campos Jr. e Michel Faustino | 19/08/2015 16:29
Estudante assina termo de compromisso para receber o Vale Universidade (Foto: Fernando Antunes)
Estudante assina termo de compromisso para receber o Vale Universidade (Foto: Fernando Antunes)
Governador ressaltou a importância do programa (Foto: Fernando Antunes)
Governador ressaltou a importância do programa (Foto: Fernando Antunes)

Os 500 estudantes aprovados para o Vale Universidade de inverno assinaram os termos de compromisso nesta quarta-feira (19) para começarem a receber o benefício. A solenidade contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e da vice Rose Modesto (PSDB), que é titular da Sedhast (Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho).

Neste ano, o governo já concedeu outras 66 bolsas para que jovens possam cursar o ensino superior em instituições particulares ou ajudas de custo para alunos de universidades públicas.

O valor depende do curso e do estabelecimento de ensino escolhido pelo universitário. O programa banca 70% da mensalidade, enquanto as instituições contribuem com 20%, ficando os estudantes responsáveis por pagar apenas 10% do valor.

“É importante essas parcerias com as universidades privadas que fazem o convênio para garantir que os alunos tenham esse desconto. Com isso, o sonho de muita gente de chegar em uma universidade se torna realidade”, afirma o governador. No estado existem 44 instituições conveniadas espalhadas em 50 municípios do estado.

No caso das ajudas de custo para estudantes de faculdades federais ou estaduais, o repasse é calculado pela média entre as mensalidades da graduação cursada pelo candidato nas universidades particulares de Mato Grosso do Sul.

Para serem considerados habilitados, os acadêmicos precisam comprovar renda individual de até R$ 1.448 e familiar de até R$ 2,8 mil.

O governo recebeu 1,6 mil inscrições para o Vale Universidade do segundo semestre, dos quais 941 foram declarados aptos para receber os benefícios. Como eram apenas 500 vagas, os 441 estudantes que ficaram de fora serão beneficiados por um convênio entre o estado e o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), que oferece cursos e encaminhamento ao mercado de trabalho.

A assinatura dos termos de cooperação entre a empresa e a administração pública também foi realizada nesta quarta.

Eduardo terá descontos para cursar educação física na Facsul (Foto: Fernando Antunes)
Eduardo terá descontos para cursar educação física na Facsul (Foto: Fernando Antunes)
Ilan estuda na UFMS e receberá ajuda de custo pelo Vale Universidade (Foto: Fernando Antunes)
Ilan estuda na UFMS e receberá ajuda de custo pelo Vale Universidade (Foto: Fernando Antunes)

Dinheiro bem vindo – Se não fosse o Vale Universidade, o aluno de educação física da Facsul Eduardo Portolan talvez não conseguisse terminar o curso que começou no início do ano. Agora, ele não precisa mais ter a incerteza se irá conseguir se formar daqui a três anos.

Ilan Silveira de Souza, 24 anos, estuda psicologia na UFMS e está no quarto semestre. “O programa é um bom incentivo. Mesmo que seja apenas uma ajuda de custo, já é significativo. Se for procurar bolsas pela própria universidade é uma burocracia muito grande. O dinheiro ajuda na compra de livros e material de estudo”, relata.

Nos siga no Google Notícias