ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Cooperativas comemoram Dia C na Capital com serviços gratuitos

Mariana Rodrigues | 04/07/2015 16:34
Mesmo com o frio, cerca de 400 pessoas passaram pela Praça do Rádio Clube. (Foto: Vanessa Tamires )
Mesmo com o frio, cerca de 400 pessoas passaram pela Praça do Rádio Clube. (Foto: Vanessa Tamires )

Hoje (4), se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, para celebrar a data, a OCB-MS (Organização das Cooperativas Brasileiras)realiza diversas ações na Praça do Rádio Clube. São oferecidos serviços gratuitos para a população durante toda a tarde. Ao todo foram cadastradas 35 iniciativas, envolvendo 26 cooperativas de sete municípios de Mato Grosso do Sul.

Mesmo com o frio, cerca de 400 pessoas já haviam passado pela Praça em pouco mais de 1 hora de evento. No local são oferecidos serviços na área da saúde, como aferição de pressão, orientação sobre alimentação saudável, prevenção ao câncer, saúde bucal e o teste do pezinho. Além disso, a população conta com atendimento jurídico, orientação sobre educação financeira e confecção de currículo.

Segundo a organização do evento, a expectativa de público era superar o ano passado, quando 2 mil pessoas passaram pelo local para aproveitar os serviços oferecidos. A ação tem previsão de encerrar às 18 horas.

Um dos parceiros, a Ong Abrigo dos Bichos, orienta a população sobre a adoção responsável e também está vendendo camisetas para arrecadar fundos para arcar com as despesas da ong. “Aqui nós estamos desenvolvendo ações de bem, para arrecadar verba para pagar contas referentes aos animais que resgatamos. Também estamos orientando as pessoas que querem adotar um cão para que façam uma adoção responsável”, disse uma das diretoras da Ong, Carla Patrícia Coelho.

Segundo Ademir Pinesso, o cooperativismo em Mato Grosso do Sul está em fase de crescimento.(Foto: Vanessa Tamires)
Segundo Ademir Pinesso, o cooperativismo em Mato Grosso do Sul está em fase de crescimento.(Foto: Vanessa Tamires)

Há também a pré- inscrição para cursos profissionalizantes da Ong Cidade dos Meninos. Na parte lúdica, a ação conta com apresentação da peça teatral “A Vassoura da Bruxa” e apresentação de dança do grupo Projeto Mais 1 e show com o artista local Zé Du.

Segundo Ademir Pinesso, conselheiro da Sescoop-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), o cooperativismo em Mato Grosso do Sul está em fase de crescimento, mas ainda precisa de mais divulgação, pois muitas pessoas ainda não sabem o que de fato significa cooperar.

“O cooperativismo não tem uma atividade econômica principal, ele serve para todos os ramos. É uma ferramenta que pode ajudar as pessoas, mas que precisa ser amplamente divulgado para que todos possam entender sobre o que se trata”, comenta.

No Estado o que predomina no cooperativismo é o agronegócio, crédito e saúde, mas agora está expandindo para o ramo de serviços e infraestrutura. “Mato Grosso do Sul está acompanhando esse crescimento que é nacional”, conta.
Serviço: O Dia C acontece na Praça do Rádio Clube durante este sábado (4), até às 18 horas.

Nos siga no Google Notícias