ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Coronel e promotor prestigiam homenagem a policial que matou 2

Aliny Mary Dias e Luciana Brazil | 19/09/2013 10:12
Coronel Davi entregou placa de homagem a sargento (Foto: Marcos Ermínio)
Coronel Davi entregou placa de homagem a sargento (Foto: Marcos Ermínio)

O sargento da Polícia Militar, Evanildo Gomes, que ficou conhecido após matar dois bandidos durante um assalto em uma Casa Lotérica no bairro Parati na Capital, é protagonista de uma homenagem realizada na manhã desta quinta-feira (19) em Campo Grande.

O coronel da PM, Carlos Alberto Davi dos Santos, e o promotor de Justiça Sérgio Harfouche participam da solenidade realizada na Associação Beneficente dos subtententes e sargentos policiais e bombeiros militares do Mato Grosso do Sul, no bairro Coophamat.

Para o comandante da PM, Evanildo agiu de forma correta e usou técnica, calma e profissionalismo durante a ação. “Hoje percebemos o quanto que o que ele fez foi importante. Analiso com tristeza as críticas que fizeram contra o policial”, afirma.

As críticas as quais o coronel se refere foram feitas por entidades que afirmaram que a ação violou os Direitos Humanos. “Muita gente disse que ele não deu chance aos bandidos, mas se tivesse dado, estaríamos chorando a morte dele ou de outras pessoas que estavam lá dentro”, explica o Coronel Davi.

O homenageado voltou a se defender das críticas durante a cerimônia. “Quero deixar claro que estava defendendo a sociedade na função do Estado e do poder público. Infelizmente eles morreram, mas eu reagi ao perigo iminente”, explica Evanildo.

Sargento diz que recebe parabenizações diariamente (Foto: Marcos Ermínio)
Sargento diz que recebe parabenizações diariamente (Foto: Marcos Ermínio)

O sargento disse ainda que entre o anúncio do assalto e a reação foram poucos segundos. “Eu levei de 30 segundos a 1 minuto para decidir reagir”, afirma. Sobre a fama repentina após a repercussão da ação, Evanildo diz que muitos o parabenizam.

“Minha vida continua a mesma, mas muitas pessoas vêm me cumprimentar e parabenizar. É uma honra poder servir a sociedade”, conta.

Apoio – Ângela Fernandes e Lílian Silvestrini, mães dos jovens Breno e Leonardo mortos há um ano após um assalto e responsáveis pela associação Mães da Fronteira também estiveram na homenagem.

Em apoio à ação do policial, Lílian afirma que a polícia tem o papel de defender a população. “Os policiais são aqueles que cuidam da gente e colocam a vida em risco. Estamos aqui para dar nosso apoio”, explica.

"Estamos vivendo uma troca de valores", disse Angela sobre as críticas direcionadas ao sargento. "Por que temos a polícia se não é para defender a população".

Assalto - Os dois bandidos chegaram a Lotérica Parati por volta das 15h40 de ontem e anunciaram o assalto. Enquanto um pegava o dinheiro nos caixas, o outro ficou vigiando sete pessoas na fila, entre as quais estava o sargento Evanildo Gomes.

O sargento esperou o momento certo e atirou no primeiro bandido. Em seguida, o outro revidou, mas foi alvejado pelo tiro certeiro do policial.

Nos siga no Google Notícias