ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Córrego invade área de ONG, que pede solução da Prefeitura

Luciana Brazil | 18/02/2013 08:49
Mario mostra a estrutura com fendas por causa da água. (Fotos:Luciano Muta)
Mario mostra a estrutura com fendas por causa da água. (Fotos:Luciano Muta)

Responsável por atividades sociais com crianças do bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, a ONG Cica – Centro de Integração da Criança e Adolescente – enfrenta há mais de um ano o acumulo de água do córrego Bálsamo, que passa na lateral da entidade. A água, que já não percorre mais seu curso normal por causa do assoreamento na região, fica acumulada e chega pela grama, já no espaço de convivência da ONG.

O que era verdinho, parece ter se transformado em areia movediça e a estrutura do prédio já está danificada, segundo o coordenador da instituição, o assistente social Mario de Freitas.

A calçada, construída para evitar que a água transborde no local, já ostenta uma fenda na construção.
Um lugar agradável, a chácara tem aproximadamente 2,5 hectares e o pedaço do córrego, área de preservação ambiental, passa por dentro da propriedade.

“Essa parte do córrego faz parte do terreno. É uma área de preservação”, confirma Mario. O terreno da chácara é fruto da doação de uma empresa da Capital.

Há muitos anos não é feita uma limpeza na área, como conta Mario. “Se estivesse assim, mas viessem cortar a vegetação, já ajudava”.

O problema da água trouxe outras correntezas. O lugar, que atende 180 crianças de 7 a 15 anos, passou a ser moradia de cobras, mosquitos e lagartos, além de outros bichos.

Parte do córrego assoreado traz problemas a ong.
Parte do córrego assoreado traz problemas a ong.
Nos dias de chuva a área fica alagada, diz coordenador.
Nos dias de chuva a área fica alagada, diz coordenador.

Mario lembra que antes do assoreamento a vegetação era bem mais baixa e o rio seguia seu leito. Hoje a vegetação está imensa.

O coordenador explica que nos dias de chuva o local fica totalmente alagado. Para ele, o problema é resultado das obras do Complexo Bálsamo. “Depois que construíram uma avenida e começaram as obras sem fazer a drenagem, o problema surgiu. Isso já tem alguns anos”, se revolta.

O que deveria ser preocupação na ONG ficou de lado. A horta precisou ser desfeita, já que as capivaras começaram a frequentar o centro e a comer tudo que tinha na horta.

As duas manilhas que canalizavam o rio na rua Nair Castro, esquina da Cica, foram substituídas por apenas uma, conforme Mario. Segundo ele, a mudança foi há oito anos e só piorou a situação.

No início deste de 2013, os responsáveis pela instituição foram até a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para pedir uma limpeza, além de uma solução.

Até o momento, Mario afirma que não houve resposta e a preocupação é com os riscos de uma inundação, principalmente neste período de chuva. “Temos medo dos bichos também. É um lugar cheio de crianças e direto a gente ve cobra passando por aqui. Isso não era assim antes”.

A ong trabalha há 15 anos oferecendo atividades no contra-turno escolar das crianças. O projeto se mantém por meio do convênio com a prefeitura, além de receber doações.

Nos siga no Google Notícias