ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Corrida de incentivo à doação de sangue em Campo Grande reúne 800 pessoas

Elverson Cardozo e Graziela Rezende | 15/12/2013 11:44
João Franco é doador há 8 anos. (Foto: Cleber Gellio)
João Franco é doador há 8 anos. (Foto: Cleber Gellio)

Cerca de 800 pessoas participaram, neste domingo (15), da terceira corrida e caminhada promovida pelo Hemosul, em Campo Grande. A ação tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para doação de sangue.

A largada foi na Orla Morena. O percurso, de 5 quilômetros, incluiu as Avenidas Ernesto Geisel, América, entre outras vias. Os classificados, na primeira, segunda e terceira posições, em diversas categorias, receberam troféus.

Quem esteve presente destacou a importância do ato como incentivo à conscientização. O ator João Franco, de 26 anos, participou pela primeira vez da corrida, mas já doa sangue há 8 anos.

Há 1 ano e meio ele resolveu se promover a causa. Criou um blog de doação de sangue e emplacou uma campanha com famosos, como o ator André Gonçalves e a assistente de palco do programa do Ratinho, Milene Pavorô.

Com a corrida de hoje o Hemosul comemora três datas importantes: o Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro; Dia Nacional do doador de medula óssea, comemorado hoje, e os 25 anos da rede no Estado.

Doação – O Centro de Hematologia e Hemoterapia continua convocando doadores, principalmente, do tipo O negativo, devido ao baixo estoque.

Para doar sangue é necessário apresentar um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação) e ter entre 16 e 67 de anos. Menores de idade só poderão realizar a doação com autorização dos pais ou responsável.

O doador precisa estar bem alimentado e não ter bebido nas últimas 12 horas nem mesmo socialmente. O peso mínimo aceitável é 55 quilos, peso praticado pela Hemorrede de Mato Grosso do Sul desde julho de 2012.

Nos siga no Google Notícias