ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

CPI identifica falta de controle sobre vacinas na rede municipal de saúde

Richelieu de Carlo | 19/10/2016 16:04
Vereador Lívio Viana na sessão de terça-feira (18) na Câmara Municipal (Foto: Divulgação / Câmara Municipal)
Vereador Lívio Viana na sessão de terça-feira (18) na Câmara Municipal (Foto: Divulgação / Câmara Municipal)

Com mais de quatro meses de apuração, a CPI da Vacina tem encontrado dificuldades para concluir se doses de imunização contra gripe de fato sumiram ou apontar responsáveis individualmente. Segundo o relator da comissão, vereador Lívio Leite (PSDB), os documentos analisados apresentam “fragilidades” no controle da Prefeitura que dificultam uma conclusão até o momento.

Com prazo inicial para ser concluída em 120 dias, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que investiga o sumiço de 32 mil doses de vacina contra a gripe H1N1, está emperrada na análise dos dados enviados pela Prefeitura à Câmara, tanto que o tempo para conclusão do relatório final foi prorrogado por mais 45 dias.

Segundo Lívio, a averiguação dos documentos deve terminar na próxima semana, mas há um relatório parcial que aponta para qual caminho os trabalhos devem seguir.

Ao ser questionado se já é possível indicar se houve de fato o sumiço de vacinas, o relator da comissão diz que não pode entrar em detalhes, mas que os dados apresentados pela Prefeitura apresentam “fragilidades” que dificultam apontar se realmente as vacinas sumiram.

“Eu posso falar a respeito das ações que foram escolhidas pela Prefeitura. Identificamos algumas fragilidades, que vamos sugerir que sejam corrigidas para a próxima gestão. Uma das fragilidades, em relação ao controle, dificulta a conclusão disso [sumiço das vacinas]”, explica o vereador Livio Viana.

Como há dificuldade em indicar se vacinas sumiram de fato, outra seria de apontar responsáveis individualmente. Lívio sugere que a culpa é do Executivo, pois é quem define como é realizado o controle. “Foram opções da Prefeitura, as ações que foram feitas foram opções da Prefeitura. É isso que vamos apontar no relatório final”.

Ainda, segundo Lívio, até o fim do mês, no máximo início de novembro, deve ser feita a oitiva do secretário municipal de saúde, Ivandro Corrêa Fonseca. O relatório final deve estar pronto até dia 15 de novembro.

Nos siga no Google Notícias