ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Crematório municipal deve ser tema de audiência pública na Câmara

Fabiano Arruda | 05/09/2011 08:23

A Câmara Municipal de Campo Grande deve realizar audiência pública para debater a questão dos serviços funerários e a implantação de um crematório municipal.

A informação é do o coordenador de meio ambiente do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), Haroldo Borralho.

Segundo ele, o debate precisa ser feito uma vez que em 2012 termina a concessão municipal e deve ser realizada nova licitação. “É preciso um marco regulatório para o setor, que passa pela Agência Municipal de Regulação, e pelo controle social. Ou então a sociedade fica refém da máfia da catacumba”, disparou.

Conforme Borralho entre as principais justificativas para implantação do crematório estão os altos custos dos planos privados e manutenção dos jazigos.

“Temos agora até a categoria do ‘despejado da catacumba’, tendo em vista que os restos mortais podem ser retirados caso a família não pague a mensalidade após cinco anos. O fato é que a privatização dos serviços públicos chegou tal ponto que nem a morte livra o sujeito do despejo”, comenta.

Reivindicação principalmente dos aposentados, a instalação de um crematório na cidade é discutida desde 2009. Em abril deste ano, o Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos reforçou a mobilização com reunião na Câmara Municipal.

Nos siga no Google Notícias