ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

CRF/MS recolherá medicamentos vencidos neste domingo, na Cidade da Saúde

Mariana Lopes | 13/04/2012 12:26

Evento acontece das 8h às 18h, em ação da Campanha da Fraternidade, nos altos da avenida Afonso Pena

Preocupados com o destino ecologicamente correto de medicamentos vencidos, membros do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul recolhem, neste domingo (15), remédios com a data de vencimento ultrapassada durante ação da Campanha da Fraternidade, realizada na Cidade da Saúde, nos altos da avenida Afonso Pena, das 8h às 18h.

De acordo com dados do CRF/MS, o Brasil é o país com o maior índice de intoxicação por medicamentos, superando agrotóxicos e animais peçonhentos. Muitas vezes, esses medicamentos são descartados no lixo comum, ou ainda pela pia da cozinha e vaso sanitário.

“Esses produtos estão dentro das nossas casas como uma arma esperando para que a gente jogue fora, atinja a água e volte para o nosso organismo”, destaca o presidente licenciado do conselho, Ronaldo Abrão.

O presidente explica que isso acontece porque não há tratamento de água que retire estes remédios, e eles chegam intactos às residências pelas torneiras, das quais saem, além da água, sais minerais, antibióticos, hormônios, antiinflamatórios, agrotóxicos e demais produtos químicos.

Durante o evento, além do descarte, o CRF/MS realizará aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar e, às 13h30, na tenda 3, a palestra “Medicamentos vencidos: uma arma contra o cidadão e um risco ao Meio Ambiente”, ministrada por Ronaldo Abrão.

Nos siga no Google Notícias