ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Criança necessita urgente de doação de sangue O negativo para fazer cirurgia

Viviane Oliveira | 30/06/2011 15:32

Ela precisa de sangue O positivo

Rosimeire pede para as pessoas irem até o hospital doar sangue. (Foto: Marcelo Victor)
Rosimeire pede para as pessoas irem até o hospital doar sangue. (Foto: Marcelo Victor)

Iris Eduarda dos Santos Martins de dois anos está internada desde ontem na Pediatria da Santa Casa de Campo Grande, com a doença conhecida como "sopro no coração". Ela precisa passar por cirurgia e depende de doação de sangue O negativo.

A mãe, Rosimeire Farias dos Santos, de 30 anos, mora em São Gabriel do Oeste e apela para as pessoas irem até o hospital doar.

Para cada cirurgia é necessário de dez doadores de sangue. “Eu não tenho família aqui, peço que as pessoas venham até o hospital para ajudar as crianças que estão internadas e necessitam fazer cirurgia”, disse Rosimeire.

A pequena Emanuelle de dois meses acabou de fazer uma cirurgia, também no coração. A mãe, Paula Francielli Ferreira, 19 anos, disse que a família fez campanha para amigos e parentes irem até o hospital fazer a doação.

Já Luis Henrique Nunes da Silva, nove anos, vai fazer uma cirurgia no coração amanhã. De acordo com a mãe, Irinet Nunes Barbosa, 33 anos, que mora em Sorriso (MT) esta é a terceira operação que o filho faz. “A primeira ele fez quando tinha três meses, a segunda com cinco anos, e agora de novo”, disse a mãe.

Doação - O banco de sangue da Santa Casa está localizado na esquina das ruas Eduardo Santos Pereira com a 13 de Maio, nº 88.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7 às 11 horas, e das 12 às 17 horas. Aos sábados, o funcionamento é das 8 às 11 horas. É importante o doador identificar o paciente que vai receber o sangue.

O banco de sangue já está funcionando conforme a nova legislação. Jovens entre 16 e 17 anos e idosos com até 68 anos também poderão doar sangue. Pela norma anterior, a doação era autorizada para pessoas com idade entre 18 e 65 anos.

Ainda de acordo com a portaria 1.353 a orientação sexual não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue.

Nos siga no Google Notícias