ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Crimes envolvendo adolescentes sob efeito de drogas aumentaram na Capital

Graziela Rezende | 16/05/2014 09:53
Jardineiro foi morto com golpes de facão por adolescentes. Foto: Simão Nogueira
Jardineiro foi morto com golpes de facão por adolescentes. Foto: Simão Nogueira

O número de crimes envolvendo adolescentes, em sua maioria sob efeito de drogas, aumentaram em Campo Grande. Estatísticas da Deaij (Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude) apontam que, de janeiro a 12 de maio deste ano, 880 menores infratores se envolveram em crimes. O número é 2,2% maior que em 2013, quando 861 adolescentes foram penalizados no mesmo período.

“O crime, infelizmente, faz parte do meio social. Muitos adolescentes já acordam envolvidos nesta prática e ainda temos a droga como o grande gargalo da criminalidade. Posso inclusive dizer que 80% das ocorrências tem o consumo de entorpecente que resulta em furtos, tráfico de drogas, roubos e até homicídios”, afirma a delegada Rozeman de Paula, titular da Deaij.

Aliado a este problema, segundo a delegada, ainda temos o desentendimento familiar. “A presença de pai e mãe e uma política pública efetiva para combater o uso de entorpecente poderiam reduzir significativamente estes números. Porém, fizemos uma retrospectiva desde 2009 até 2012 e os números em geral vem decrescendo aos poucos”, finaliza a delegada.

Assassinato - Em Campo Grande, um crime bárbaro ocorrido há quatro dias chocou a população. O jardineiro Pedro Sebastião de Souza, 59 anos, foi morto com golpes de facão na cabeça, em sua residência no Jardim Panorama.

A princípio, a hipótese policial era de que a vítima teria sido roubada porque estava com uma quantia de dinheiro do “jogo do bicho”. No entanto, as investigações culminaram na apreensão de quatro adolescentes. Dois de 14 e dois de 16 anos. Eles abordaram a vítima na rua, por volta das 22h30 da segunda-feira (12), o agrediram e em seguida levaram até a sua casa.

Após vasculhar o local, os adolescentes levaram apenas um celular e R$ 0,50. O detalhe é que dois infratores, 1h30 antes, estavam em um culto evangélico no Jardim Noroeste. Agora a Polícia aguarda a decisão judicial para a internação dos adolescentes.

Para o latrocínio, a pena máxima de internação é de três anos, a ser cumprida em uma Unei (Unidade Educacional de Internação).

Nos siga no Google Notícias