ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

CRM cassa registro de médico do Exército que abusou de pacientes

Jorge Almoas | 14/12/2010 18:11

Médico pode continuar exercendo profissão até decisão da defesa

O CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) cassou o registro do médico urologista Marcus Vinicius Carreira Bentes por abusar sexualmente de pacientes. Marcus é major do Exército e atendia no Hospital Militar, e na rede pública de Campo Grande.

Bentes é acusado de ter abusado sexualmente de uma paciente no Hospital Militar em Campo Grande. A decisão sobre a cassação do registro foi tomada no último sábado pelo Conselho de Ética do CRM.

“Após a decisão, o médico tem 30 dias para apresentar defesa junto ao Conselho Federal de Medicina”, esclarece André Borges, assessor jurídico do Conselho de Medicina.

Juberty Antônio de Souza, presidente do CRM-MS, confirmou ao Campo Grande News a cassação do registro profissional de Bentes, mas não deu detalhes do julgamento no conselho de ética. “Estamos impedidos de comentar”, afirmou Juberty.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Campo Grande disse que Marcus Bentes está lotado na Unidade Básica de Saúde do bairro Guanandi e que não responde a processo administrativo sobre acusação de abuso sexual de pacientes.

No entanto, ele pode recorrer da decisão no prazo de até 30 dias. A prefeitura não foi comunicada sobre a decisão do CRM.

Esfera – Marcus Vinicius Carreira Bentes responde a processo na Justiça Militar por abuso sexual de sete pacientes. No primeiro julgamento, em 2009, o major do Exército foi absolvido das acusações, sob alegação de falta de provas.

O MPM (Ministério Público Militar) recorreu da decisão e solicitou a condenação do médico, justificando que sete mulheres diferentes, que não se conhecem, narraram condutas sexuais sobre o mesmo médico.

Em junho deste ano, o advogado de Marcus Vinicius apelou ao Supremo Tribunal Militar sobre o pedido do Ministério Público, afirmando que não teve oportunidade de realizar a sustentação oral da defesa. Por conta disso, o SPM decidiu anular as decisões anteriores e solicitou que novo julgamento fosse marcado, ainda sem data prevista.

Ainda de acordo com a assessoria jurídica do CRM, a lei que regulamenta os julgamentos do conselho de ética não impede o profissional de continuar exercendo a profissão no período de defesa, estipulado em 30 dias. "Até que a decisão seja referendada pelo CFM, ele pode continuar trabalhando", completou André Borges.

Nos siga no Google Notícias