ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

De olho na redução de pena, presos trabalham em horta de presídio

Elverson Cardozo | 06/07/2012 17:27
Horta orgânica da Gameleira foi entregue na tarde desta sexta-feira. (Foto: Pedro Peralta)
Horta orgânica da Gameleira foi entregue na tarde desta sexta-feira. (Foto: Pedro Peralta)
Área, de 1,3 hectare, está 80% ocupada. (Foto: Pedro Peralta)
Área, de 1,3 hectare, está 80% ocupada. (Foto: Pedro Peralta)

Ricardo Dias Basques tem 39 anos e há 1 ano e 2 meses está no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, uma das unidades do regime semi-aberto instalado na saída para Sidrolândia, zona rural de Campo Grande.

Não está lá por acaso, mas por causa do crime que cometeu prefere dizer que é “uma coisa que ficou gravada no tempo e não há como tirar do papel”.

O silêncio que tanto guarda, ele também encontra na horta orgânica da Gameleira, entregue na tarde desta sexta-feira (6) pelo Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul).

Ricardo Dias é um dos internos que participa do projeto Vida Nova. Há pouco mais de um ano, duas semanas após ter sido declarado o mais novo “morador” da unidade, Ricardo - que até então era construtor civil - resolveu trabalhar na horta.

Uma forma que encontrou para fazer com o tempo de pena passe mais rápido, literalmente. A cada três dias trabalhados ele reduz um dos 13 anos e 10 meses a que foi condenado.

O diretor do presídio, Tarley Cândido Barbosa, concorda que a diminuição da pena seja um atrativo aos detentos, mas destaca a importância do projeto pela possibilidade de resgate da autoestima dos internos e a reintegração social.

A questão disciplinar, explicou, é um dos indicativos de que a iniciativa, que começou em 2010, funciona. O nível de evasão, sem comparado ao ano passado, caiu.

Locidio Leite Pereira, de 61 anos, é um dos trabalhadores. (Foto: Pedro Peralta)
Locidio Leite Pereira, de 61 anos, é um dos trabalhadores. (Foto: Pedro Peralta)

De acordo com o diretor, dados revelam que, em 2011, o índice ficava na casa dos 71%. “Hoje não chega a 8,5%”, disse. “A mentalidade é outra”, declarou, se referindo à mudança de comportamento que observou nos detentos durante a implantação do projeto, que só funciona, segundo ele, se houver envolvimento externo.

Locídio Leite Pereira, de 61 anos, também está preso na Gameileira e trabalha na horta. Condenado há 28 anos por duplo homicídio, ele agora só pensa em pagar o que deve à justiça.

Quando sair, disse, pretende continuar exercendo ofício. “Eu quero mexer com horta”, afirmou, acrescentando que a prisão se tornou uma lição de vida, mas “a esperança é a última que morre”.

Superintendente do Senar, Clodoaldo Martins, afirmou que Mato Grosso do Sul foi o primeiro Estado a desenvolver o projeto que custou R$ 200 mil, em um convênio firmado pelo órgão e 2ª vara de execuções penais.

Em dois anos, 300 internos foram qualificados. Eles participaram de 12 cursos, um total de 428 horas/aulas teóricas e práticas. Agora, com a conclusão, o espaço fica sob a responsabilidade do presídio. A horta orgânica da Gameleira tem 1,3 hectares e está com 80% da área ocupada. A venda de produtos produzidos no local é revertida para os internos em forma de salário.

São apoiadores do projeto Vida Nova a Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural) e o Fórum de Campo Grande.

O Centro Penal Agroindustrial da Gameleira tem 540 detentos. A unidade prisional fica no quilômetro 455 da Estrada da Gameleira.

Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. (Foto: Elverson Cardozo)
Centro Penal Agroindustrial da Gameleira. (Foto: Elverson Cardozo)
Unidade fica na zona rural de Campo Grande. (Foto: Elverson Cardozo)
Unidade fica na zona rural de Campo Grande. (Foto: Elverson Cardozo)
Nos siga no Google Notícias